Uma breve história dos controles de videogame

Uma breve história dos controles de videogame

Maria Julia Maria Julia 14 jan 2022

Sempre existiram dúvidas quanto a criação dos objetos tecnológicos em circulação no mundo. Desde a sua fabricação, esses itens sofreram inúmeras alterações para se adequarem as necessidades dos usuários. O universo da tecnologia e dos jogos vive em constante evolução, principalmente pela exigência de seu público. Por incrível que pareça, saber a origem e quais são os tipos de controles usados nos games desperta a curiosidade de muitos.

Dessa forma, você poderá conferir com o Tudo Games, tudo sobre as categorias de controles usados nos videogames e sua evolução no decorrer do tempo. Para isso, acompanhe a leitura para saber mais.

Navegue no conteúdo por tópicos:

controles
Tipos de controles usados nos games

Quando surgiu o primeiro controle de videogame?

O primeiro controle surgiu no mesmo período dos videogames, no ano de 1972, com a criação do jogo Spacewar, onde os primeiros resquícios concretos de um controle próprio para um determinado jogo foi apresentado. Foram os membros do Tech Model Railroad Club (TMRC), do Instituto de Tecnologia de Michigan, que apresentaram o primeiro projeto de controle. Na época, eram utilizadas as teclas do monitor do computador modelo PDP-1. No entanto, o uso dessas teclas não era nada confortável e o sistema não era assertivo, visto que privilegiava quem estava mais próximo do monitor.

Contudo, para que essa problemática fosse resolvida, os desenvolvedores notaram a necessidade de um novo modelo, e foi assim que o grupo do Tech Model Railroad Club começou seus esforços. Dessa vez, construíram um novo protótipo com dois interruptores, usados para rotação e aceleração e um botão de tiro.

E foi assim que surgiu o primeiro controle para videogame que poderia ser jogado por duas pessoas da história.

A partir daí, surgiram diversos especialistas em tecnologia que “aprimoravam” esse acessório no decorrer dos anos. Por isso, a história de origem foi dividia em gerações. Confira, a seguir:

Evolução dos controles

  • Segunda Geração (1977-1983): criação do modelo de controle com cartuchos intercambiáveis;
  • Terceira Geração (1983 -1987): Nintendo desenvolve jogos portáteis com tela de LCD;
  • Quarta Geração (1987-1993): com formato ergonômico, os controles passaram a ter mais botões de ação;
  • Quinta Geração (2000-2005): primeiros passos dos modelos de controle sem fio e mais tecnológicos;
  • Sexta Geração (2005-atual): novas tendências surgem, com controles que capturam os movimentos do jogador e tela sensível ao toque.

Receba Novidades

Os melhores controles de videogame da história

Os controles evoluíram muito ao longo da história, e hoje, temos muitos modelos disponíveis para comprar. Mas, com tantas opções, acertar na escolha é algo difícil. É necessário pesquisar e averiguar o desempenho do acessório, a durabilidade da peça e o custo-benefício, para que a aquisição seja perfeita.

Porém, não se preocupe! O Tudo Games separou uma lista com os 10 melhores controles de videogame para você usar ou presentear. Confira a seguir:

  1. Xbox Series Elite 2;
  2. Astro C40 TR4;
  3. DualShock 4;
  4. Xbox Adaptive Controller;
  5. PS5 DualSense;
  6. Nintendo Switch Pro Controller;
  7. Controle de box 360;
  8. Nintendo GameCube WaveBird;
  9. SNES/Super Famicom Controller;
  10. Nintendo Wiimote.

Além dos controles de videogame

Toda a história do controle de videogame é focada na experiência do jogador durante a jogatina. Entretanto, é necessário que outros acessórios estejam no mesmo nível de qualidade e desenvolvimento para proporcionarem a melhor vivência possível no jogo. Dois desses itens essenciais são o PC Gamer e uma internet de qualidade.

Se quer aproveitar o melhor dos games e a melhor conexão possível. Conheça algumas opções com o Melhores Ofertas:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos