Tudo o que você precisa saber sobre a E3

Tudo o que você precisa saber sobre a E3

Renan Renan 20 abr 2022

A indústria dos games se mostra cada vez maior e mais movimentada. Os lançamentos no mundo dos games movimentam, anualmente, o setor do entretenimento, e o público gamer aguarda sempre as novidades das principais empresas. Dentro desse contexto, as feiras de jogos ganharam enorme popularidade conforme foram surgido e crescendo. Trata-se de eventos para divulgar e anunciar as principais novidades do mercado, entre consoles, equipamentos e, principalmente, novos jogos.

As principais feiras de games que são validas citar, são a “BlizzCon”, a “The Game Awards”, a “BGS” e, a maior de todas, a E3. Hoje, o Tudo Games preparou para você um texto sobre a última citada. Vamos saber um pouco mais sobre a maior feira de jogos do mundo, suas edições anteriores e quais as previsões para o evento agora em 2022.

Vem aí a E3 - 2022
Vem aí a E3 – 2022

O que é a E3

“E3” vem das 3 letras “E” nas iniciais que definem a feira, “Eletronic Entertainment Expo”. Apesar da tradução direta indicar uma “Exposição de Entretenimento Eletrônico”, a feira é dedicada ao universo dos games. O evento ocorre anualmente desde 1995, quando teve sua primeira edição. Com exceção do ano de 2007, que ocorreu em Santa Mônica, todas as outras “E3” ocorrem no Los Angeles Convention Center, na Califórnia.

A empresa organizadora do evento é a “ESA”, “Entertainment Software Association”, fundada em 1994, com outro nome, “Interactive Digital Software Association”. Todavia, a E3 é extremamente popular por englobar todas as principais empresas do mundo dos jogos. Sony, Microsoft, Nintendo, Ubisoft, Konami, Eletronic Arts (EA), Bethesda, dentre outras gigantes, estão anualmente presentes nesse evento. Entretanto, algumas empresas como a “Blizzard”, por exemplo, não participam do evento, pois focam em seu próprio. No caso da citada, eles têm a “Blizzcon”, a “Conferência da Blizzard”.

Durante a E3 ocorrem diversas apresentações e já foram anunciados grandes consoles e jogos. Além disso, os que têm a oportunidade de estar presente podem testar versões iniciais de futuros lançamentos, e gerar feedbacks para as empresas. Anualmente, os gamers aguardam a feira para saber das novidades das principais marcas para o mercado.

Acontecimentos memoráveis na E3

Separamos esse espaço para relembrar alguns anúncios de sucesso que ocorreram durante a feira. Desde a sua primeira edição, já tivemos acontecimentos grandiosos. Na primeira E3, a gigante “Sony” anunciou o lançamento de seu primeiro console, o “PlayStation”, que foi um enorme sucesso.

Porém, nossa lista contará com fatos um pouco mais recentes, iniciando no ano de 2012, englobando as últimas 10 edições do evento. Acompanhe:

2012

A edição de 2012 não foi das melhores do evento, pois não continham muitos títulos que animaram o público gamer na época. Porém, jogos anunciados na E3 2012 vieram a se tornar grandes sucessos no futuro. Dentre eles, podemos citar “Beyond: Two Souls”, “Skyrim” e Watch Dogs. Ademais, o título “The Last Of Us”, da “Naughty Dog” foi anunciado como um game exclusivo da Sony. Hoje, o jogo é tido por muitos como um dos melhores e mais impactantes em termos de história, sendo uma experiência verdadeiramente marcante.

2013

A E3 2013 foi uma das maiores de todas, sendo um marco gigantesco na rivalidade entre “Sony” e “Microsoft”. Isso porque, nessa edição foram anunciados os consoles “Playstation 4” e “Xbox One”, ainda hoje, dentre os principais das empresas.

2014

No ano de 2014, os principais lançamentos anunciados na feira focavam a geração de consoles, anunciada no ano anterior. Dentre os principais títulos de jogos que vimos na E3 2014, temos: “Assassin’s Creed Unity”, “Mortal Kombat X” e “Rise of the Tomb Raider”. Todos com enorme sucesso até hoje.

2015

Em 2015, a Microsoft anunciou algo extremamente importante para seus consoles, a retrocompatibilidade entre Xbox One e Xbox 360. Isso significava que clássicos games do 360 poderiam ser jogados no console mais recente da empresa. Ademais, grandes jogos foram anunciados, dentre eles “Uncharted 4” e “Horizon Zero Dawn”.

2016

A E3 2016 tem espaço reservado no coração de muitos gamers, com o anúncio de jogos que vieram a se tornar grandes sucessos. “God of War”, sequência de uma clássica franquia, que veio a ganhar o “Game of the Year” em 2018, foi anunciado. “The Last of Us Part II” também deu as caras, dessa vez, com o backup do primeiro game que havia sido um gigantesco sucesso. Ademais ainda podemos citar grandes títulos como “Marvel’s Spider-Man”, “Resident Evil 7”, “Days Gone” e “Death Stranding”, todos apresentados no ano de 2016.

2017

Na E3 2017, a Microsoft mostrou pela primeira vez a face do seu novo console, o “Xbox One X”, sucessor do “Xbox One”. Por outro lado, a Sony não mergulhou de cabeça na rivalidade nesse ano, focando a sua apresentação nos jogos, como o remake do clássico “Shadow of the Colossus”.

2018

Na E3 2018 tivemos a atenção chamada pelo remake de “Resident Evil 2”, clássico da Capcom. Porém, a Sony roubou os holofotes, apresentando pela primeira vez uma gameplay de “The Last of Us Part II”, altamente aguardado a esse ponto.

2019

A E3 2019 contou com o anúncio do Google Stadia, um serviço de streaming de jogos da Google, que chamou bastante atenção. Porém, o momento mais memorável foi durante a apresentação de “CyberPunk 2077”, RPG futurista da “CD Projekt”. As esperanças quanto ao game eram gigantes e na convenção, tivemos a presença do ator Keanu Reeves, que levou o público a loucura.

2020

A E3 2020 foi a edição com um dos acontecimentos mais tristes para os fãs do evento. A feira foi cancelada devido a pandemia de Covid-19. Os organizadores chegaram a estudar a possibilidade de realizar o evento online, porém, não ocorreu. Todavia, os responsáveis auxiliaram as empresas de game, já que algumas realizaram os próprios eventos em ambiente virtual.

2021

Ainda com o fator da pandemia impedindo a realização do evento físico, dessa vez, tivemos a edição da E3 realizada de forma online pela primeira vez. “Forza Horizon 5”, “Diablo 2: Ressurected”, “Marvel Guardians of the Galaxy” e “Mario Party Superstars” foram games de destaque anunciados no evento.

Como a pandemia afetou o evento

Como supracitado nos dois últimos subtópicos, a pandemia de Covid-19 teve influência negativa direta na Eletronic Entertainment Expo. O seu cancelamento em 2020 deixou muitos fãs de games totalmente decepcionados.

O evento de 2021 também perdeu bastante de seu prestígio, realizado de forma exclusivamente online. Porém, era possível para qualquer um acompanhar gratuitamente a E3 2021 através de lives oficiais do evento.

Em contrapartida, não foram apenas os eventos que se afetaram pela pandemia. Toda as indústrias de entretenimento, incluindo a de games, tiveram grandes impactos negativos causados. Os principais dizem respeito ao isolamento social, que atrasou o desenvolvimento de diversos jogos. Sendo assim, era escasso o número de novos games a ser anunciado e grandes títulos foram adiados.

Com o surgimento das vacinas, encaramos pela primeira vez um cenário de melhora no contexto pandêmico. Todavia, a E3 ainda pretende manter o evento da mesma forma que foi realizado em 2021, online. O planejamento no início do ano era o retorno do evento presencial, porém, novas variantes do Covid fizeram os organizadores voltarem a trás. Em conclusão, por enquanto, a informação que circula na mídia é de que o evento será exclusivamente online.

Esperanças para E3 2022

Por hora, como dito, a E3 tem previsão de ocorrer exclusivamente em ambiente digital, com transmissões ao vivo abertas para o público de forma gratuita. O evento está previsto para o mês de junho, como de costume. A realização de eventos exclusivamente online se tornou bastante comum, acontecendo por parte de outras empresas, como a Sony e Nintendo por exemplo, que realizaram suas próprias apresentações.

E, apesar do feedback negativo de boa parte do público com relação ao evento de 2021, algumas pessoas ainda mantém a esperança da realização de um bom evento. Isso porque se espera que os organizadores corrijam os erros cometidos na edição anterior, apontados pelos espectadores.

Por fim, citaremos os jogos que podem aparecer na E3 2022, sejam com breves anúncios ou vídeos detalhados da jogabilidade, com data de lançamento. Segue a lista com os games:

  • Starfield: título da gigante Bethesda, que deve dar as caras pela primeira vez no grande evento;
  • The Elder Scrolls VI: The Elder Scrolls, também é franquia de grande sucesso da Bethesda. A maior parte do público não acredita na possiblidade do futuro título aparecer nessa próxima edição do evento, mas há a esperança;
  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2: não é nada confirmado, mas diversos rumores apontam para o aparecimento do game da Nintendo. O jogo é uma continuação de “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”, um enorme sucesso que é extremamente aguardado pelo público;
  • Avatar: Frontiers of Pandora: é possível que vejamos algo sobre o game baseado no filme Avatar, que apareceu pela primeira vez na E3 2021. É uma das principais esperanças por parte da Ubisoft.

Esperamos que agora não restem dúvidas sobre o que é a E3, a principal feira de jogos do mundo. Sem dúvidas, o evento é um dos mais aguardados pelo público gamer. Mantenha-se conectado sempre conosco do TudoGames, pois buscamos trazer também as principais novidades do universo dos jogos para você.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos