Tencent, maior empresa de games do mundo terá operação oficial no Brasil

Tencent, maior empresa de games do mundo terá operação oficial no Brasil

Renan Renan 29 jul 2022

É provável que você, entusiasta ou fã de games já tenha ouvido falar na Tencent. Mesmo você que não é tão interessado no universo dos jogos, mas sim pelo mundo das grandes empresas, já pode ter ouvido falar nessa gigantesca companhia chinesa. Caso você não conheça, saiba que se trata da maior empresa de games do mundo, com diversos investimentos em outras empresas gigantescas dentre as principais.

O TudoGames preparou esse artigo que falará de mais uma novidade, relacionada a expansão da Tencent. Afinal, há pouco, os chineses anunciaram que terão uma operação oficial em território brasileiro. Nos acompanhe para saber mais sobre a chegada da Tencent em nosso país, além de saber mais sobre esse importantíssimo conglomerado.

Navegue utilizando os tópicos:

Tencent
Tencent

Saiba mais sobre a Tencent

A Tencent Holdings Ltd. é um conglomerado, fundado na China, em novembro de 1998. Ela surgiu como um portal de serviços de internet, de forma geral. Com o tempo, a empresa se desenvolveu para diversos ramos de comunicações, mídia, tecnologia e games. Atualmente, trata-se do maior e mais utilizado portal de diversas operações online na China, e um dos maiores do mundo.

Além de controlar o maior serviço de mensagens instantâneas no país asiático, as subsidiárias da Tencent prestam serviços de mídia, entretenimento, smartphone, pagamentos online, internet, publicidade e jogos.

Em outubro de 2011, a empresa foi considerada a quinta maior empresa de internet do mundo, atrás apenas de: Google, Amazon, Alibaba e Ebay. A Tencent investe em diversos ramos diferentes, para exemplificar, podemos citar o investimento no site de comércio online chinês “JD.com” e a compra da plataforma de streaming iFlix.

Fica evidente que se trata de uma empresa gigante, com investidores ambiciosos e visionários, que investem com segurança em diversos produtos e serviços de sucesso, nos mais variados meios.

Tencent Games

Sob o nome de Tencent Games, a companhia investiu em diversos jogos eletrônicos diferentes. Afinal, o mercado que se expande a cada dia, chama a atenção de grandes investidores. Desde pequenas ações, até compras completas de outras empresas, a Tencent viu nos games uma das melhores formas de expansão.

Dentre os investimentos mais conhecidos da empresa, é válido citar:

  • Blizzard Entertainment;
  • Actvision;
  • Garena;
  • Riot Games;
  • SuperCell;
  • Epic Games;
  • BlueStacks.

Você, fã de games, provavelmente conhece algumas, ou todas as empresas listadas acima. Saiba que a Tencent tem grandes investimentos em todas elas, o que colabora para a empresa ser tão gigantesca.

Não à toa, em março de 2018, a Tencent passou a ser considerada a maior empresa de videogames do mundo. E os investimentos, e crescimento não pararam. Segundo dados de uma pesquisa divulgada pelo “Safe Betting Sites”, a Tencent foi a empresa que mais investiu na indústria dos jogos em todo o ano de 2020. Ao todo, 31 companhias contaram com investimentos da gigante chinesa.

Operação oficial no Brasil

Como parte do plano de expansão global da Tencent, que nunca parou, a empresa anunciou em junho de 2022 que terá uma operação oficial no Brasil. Alguns investimentos da empresa, em outros ramos, já eram antes verificados no país. Um bom exemplo disso é o aplicativo financeiro Nubank, que conta com participações da Tencent nos investimentos.

Todavia, a operação anunciada chega ao Brasil focada no ramo dos games. Utilizando a marca “Level Infinite”, uma divisão da Tencent criada para distribuir jogos globalmente, os escritórios não devem demorar para iniciar as operações.

O gerente geral de publicação e e-sports globais da Tencent, Vincent Wang, fez a seguinte declaração: “Com base nosso histórico de sucesso com diversos games e marcas originais, estamos muito animados tanto em fortalecer nossa presença na América Latina quando em aprofundar nossos laços de longa data com o Brasil, para trazer uma experiência ainda melhor em games com ainda mais conteúdo localizado para os jogadores”.

Mercado de games no Brasil atualmente

A empresa ainda declarou em seu comunicado oficial que acredita no “potencial de crescimento de mercado” brasileiro. E, de fato, os games se mostram em constante expansão em nosso país, assim como em todo o mundo.

O setor dos jogos atinge públicos diversificados, sendo um dos mais amplos e com maior movimentação monetária. O cenário da pandemia global também colaborou para o crescimento desse mercado, muito devido ao isolamento social provocado.

Segundo a Pesquisa Game Brasil 2020, cerca de 70% dos brasileiros são adeptos a jogos eletrônicos, ao menos de maneira casual. Confira alguns dados mais detalhados desse levantamento:

  • As mulheres são a maior parte do público gamer, representando 53,8% dos jogadores;
  • Cerca de 34% dos gamers estão na faixa etária dos 25 a 34 anos, enquanto 33% ficam entre 16 e 24 anos;
  • 86% dos brasileiros preferem jogar games mobile, em seu celular, enquanto 43% são adeptos aos consoles e 40% ao computador. Logicamente, boa parte do público fica na intersecção entre as plataformas;
  • Para finalizar, 67% dos entrevistados se consideram jogadores casuais e 33% se dizem hardcore, jogando múltiplas vezes na semana.

Com certeza, esses números servem para evidenciar que os jogos eletrônicos são extremamente populares em nosso país, logo, o mercado brasileiro de games tem um potencial enorme.

Quando olhamos para o mercado global, dados como o da empresa de consultoria “Newzoo”, estimam que até 2023 a movimentação nos videogames seja de aproximadamente US$ 200 bilhões por ano. No Brasil, a expectativa é de que os valores movimentados anualmente ultrapassem US$ 2,3 bilhões, tornando o país líder no mercado latino e 12º colocado no mundo todo.

Esses números, aliados a ideia de constante expansão global da Tencent, são os principais motivos do fato noticiado. É possível que a chegada da maior empresa de jogos, de forma oficial, no Brasil, faça com que o nosso mercado de games ganhe ainda mais força.

Mantenha-se conectado conosco para mais notícias e artigos diversos, sobre os principais jogos e empresas do universo gamer.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos