Ser um atleta de e-sports faz mal para a saúde?

Ser um atleta de e-sports faz mal para a saúde?

Flavio Flavio 13 ago 2019

Os e-sports estão se tornando cada vez mais reconhecidos ao redor de todo mundo, atraindo multidões para sua prática amadora e, cada vez mais, profissional.

Seria difícil imaginar isso no passado, mas hoje ser atleta de e-sports é de fato uma profissão. Com salários dignos de atletas famosos, alguns jogadores faturam até milhões de reais por ano.

Porém, assim como nos esportes tradicionais, isso é conquistado à um alto custo: esses atletas chegam a treinar até 13 horas por dia, além de precisarem se afastar de suas famílias e parte do convívio social por conta dos treinos. No fim, toda essa dedicação pode ter reflexos no corpo, o que, dependendo do caso, pode até aposentar um atleta de e-sports mais cedo do que ele gostaria.

Portanto, vamos falar agora um pouco mais sobre os efeitos dos e-sports no corpo para que você entenda bem se ser um atleta de e-sports faz mal para a saúde ou não.

Receba Novidades

Visão

Uma das principais preocupações das pessoas que resolvem entrar nessa vida é a visão. Isso porque a visão naturalmente tende a ficar cada vez mais fraca com o passar dos anos, e com o uso excessivo de computadores é claro que isso pode acabar se agravando.

Todos os e-sports exigem muitas horas de trabalho e ainda mais horas de treino, o que acaba fazendo com que os atletas passem o dia inteiro com os olhos em uma tela, a mesma coisa que acontece com trabalhadores home office.

A verdade é que isso pode sim fazer mal para a saúde, principalmente a saúde dos olhos, já que eles tendem a ficar cansados rapidamente e com o tempo isso é muito prejudicial.

Porém, você pode sempre seguir algumas dicas que existem na internet para que esses efeitos negativos sejam reduzidos. Atividades como parar um pouco a cada 30 minutos e também diminuir o brilho da tela são muito úteis para quem ter medo de acabar danificando a visão.

Portanto, basta você tomar alguns cuidados e não usar o computador no seu tempo livre; dessa forma, com certeza os danos serão reduzidos e você poderá trabalhar normalmente sem grandes preocupações.

Lesão por esforço repetitivo

A LER (lesão por esforço repetitivo) é um dos problemas de saúde que mais atingem pessoas jovens. Esse problema é causado quando a pessoa faz um movimento repetitivo com grande frequência, criando um padrão de movimento do corpo que acaba se tornando prejudicial, já que não existe um descanso da parte que é utilizada.

Essa doença atinge principalmente pessoas que trabalham digitando e, além disso, atletas de e-sports que estão sempre fazendo os mesmos movimentos. Ela gera muita dor e pode ter até efeitos mais duradouros dependendo do caso e da forma com que ele foi tratado.

Porém, existem sempre algumas precauções que podem ser tomadas, como por exemplo: descansar o pulso (principal parte afetada) em certos intervalos de tempo e tentar variar a forma como os movimentos são feitos. Essas são algumas medidas que podem ajudar muito.

Portanto, garanta que você está cuidando bem do seu corpo, principalmente porque sem ele você não trabalha.

Imunidade

Por muitas vezes os nossos níveis de imunidade no organismo acabam sendo esquecidos no dia a dia, já que isso é algo que não conseguimos ver sem fazer alguns exames ou sem analisar profundamente a nossa situação de saúde atual.

Porém, a imunidade é essencial para que a gente tenha uma saúde cada vez mais forte e para que não fiquemos doentes com o passar dos tempos. Ela é responsável por fortalecer nosso organismo e impedir que as doenças consigam nos atingir diretamente.

Um atleta de e-sports, assim como qualquer pessoa que trabalha sentada durante a maior parte do seu dia, pode acabar possuindo a imunidade diminuída, principalmente por conta dos hábitos sedentários e a falta de tempo para se cuidar em uma rotina tão frenética e exigente.

Por isso, vale prestar bastante atenção na frequência com que você fica doente, por exemplo. Ela poderá te dizer muito sobre a sua saúde e indicará se você precisa ou não mudar os seus hábitos de vida atuais para ter um futuro mais saudável pela frente.

OBS: você pode também fazer exames para saber de maneira quantitativa como anda a sua saúde e como está a imunidade do seu organismo, com certeza isso deixará tudo ainda mais claro e te ajudará a melhorar os pontos que precisam mudar no seu dia a dia, de forma que os riscos de pegar alguma doença diminuam.

Receba Novidades

Afinal, ser um atleta de e-sports faz mal para a saúde?

Agora que apresentamos alguns pontos importantes podemos dizer que a resposta para essa pergunta é: depende. Isso porque tudo nessa vida depende da forma como você leva as coisas.

Nós já te apresentamos quais são as doenças que você pode acabar desenvolvendo ao ser um atleta de e-sports, mas a verdade é que qualquer pessoa que desenvolve um trabalho de escritório também está sujeita a todas essas doenças, e nem sempre elas estão trabalhando com o que gostam.

Assim, cabe a você analisar bem as suas escolhas para decidir se quer ou não seguir essa carreira. Demos algumas dicas de cuidados que você pode tomar com o seu corpo para evitar que essas doenças consigam te atingir; mas a verdade é que mesmo se elas conseguirem, existe tratamento e você irá se recuperar.

Portanto, analise bem as suas escolhas e quais são as vantagens que você obterá sendo um atleta de e-sports; pense bem em quais são suas motivações, dessa forma tudo ficará ainda mais claro e você terá a certeza de estar ou não no caminho certo.

Após todas essas dicas e pontos destacados você já é capaz de decidir se os esports fazem ou não mal para a saúde, não é mesmo? Lembre-se apenas de que nunca devemos negligenciar nossa saúde em função de outras coisas, o que significa que mesmo amando os e-sports, vale a pena ficar de olho na saúde saúde e fazer alguns check-ups frequentes (pelo menos uma vez a cada 6 meses) para saber se tudo ainda está certo com a sua saúde!

Conheça os melhores planos de internet banda larga para empresas

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.