Ser gamer é uma profissão? Descubra como começar nesse universo

Ser gamer é uma profissão? Descubra como começar nesse universo

Lucas Lucas 19 jan 2022

Se dedicar a um hobby é um ato de saúde mental e física. Há quem use seus passatempos como válvula de escape ou como motivação e propósito na vida. Mas, além de fazer bem, pode ser rentável, como é o caso dos jogos de vídeo games, onde, através de campeonatos, os jogadores podem ganhar prêmios e até ser uma renda mensal.

Já foi a época em que nossos pais e avós acreditavam que passar horas jogando no PC, celular ou vídeo game era coisa de “desocupado”. Atualmente, é bem possível fazer pequenas fortunas jogando tanto online quanto offline. E com a massificação dos computadores, consoles e celulares, ficou ainda mais fácil se tornar um gamer profissional e viver disso.

Gamer como profissão:

Jogar games como profissão
Ser gamer é uma profissão?

O que é ser gamer?

Gamers são pessoas que se dedicam aos jogos, sejam eles de computador, celular ou console. Isso não significa que jogar é a única coisa que eles fazem. Para aqueles que levam apenas como um passatempo em suas horas vagas, a intensidade de horas jogando é bem menor. Enquanto há aqueles que passam muito tempo jogando, esses normalmente tendem a fazê-lo por dinheiro, os gamers profissionais. E são esses que jogam muito, pesquisam e estudam, competem e fazem de sua paixão uma profissão digna, como qualquer outra.

Receba Novidades

Gamer como profissão

Por mais simples que pareça tornar os jogos uma fonte de renda segura e fixa, não é bem assim. Para tornar seu passatempo em uma profissão, é preciso ter conteúdo e contar com pessoas que o consumam. O jeito mais usado é fazer streams ou vídeos para o YouTube, pois atualmente existem jogos específicos que dão dinheiro apenas por serem jogados, os famosos NFT.

Confira os principais meios para conseguir transformar seu hobby em uma profissão:

Streaming

O jeito mais comum que os gamers optam para ganhar dinheiro é fazer stream jogando. É possível angariar valores altos, contanto que haja dedicação e foco. Por ser agora um mercado comum, também é muito disputado e é necessário se diferenciar de alguma forma. Largue as introduções de dubstep e pense em um conteúdo mais significativo.

Algumas das plataformas mais usadas:

  • Twitch;
  • Facebook Live;
  • Beam;
  • YouTube.

Jogos NFT

Essa é uma nova promessa de renda gamer. O mercado está se saturando de jogos NFT, onde você pode trocar conteúdo dos games por diversos tipos de criptomoedas, com base em blockchain. A parte ruim é que não só depende de dedicação para conseguir os itens de troca, mas também um pouco de conhecimento em investimentos e, dependendo do jogo, é necessário pagar um valor inicial, que normalmente é bem alto.

Entender sobre o mercado econômico é só um dos passos, o outro é entender muito do próprio jogo, e isso também requer estudo e dedicação.

Canal no YouTube

Há muitos anos o YouTube é uma das ferramentas para quem busca uma carreira alternativa, chegando ao ponto de se tornar profissão, com curso de graduação. Com tantos tutoriais de edição de vídeo na própria plataforma, qualquer um com um computador intermediário consegue investir e se tornar um “youtuber”. Mas, essa solução sofre o mesmo mal das streams: é preciso muito conhecimento em marketing e criatividade para conseguir público fiel, e também manter seu conteúdo constante e relevante.

eSports

O mercado de eSports tem crescido muito, e jogadores profissionais podem receber salários astronômicos. Mas, chegar a boas remunerações não é nada fácil. É preciso se destacar dentre todos os outros, além de participar de seletivas, em alguns casos. Ter um canal no YouTube ou fazer lives nas redes sociais é um bom começo para quem quer ganhar destaque e talvez receber uma oferta de times grandes, como o Flamengo ou Santos.

O que precisa para começar a ser um gamer?

Se você quer colocar seus vídeos no YouTube ou mesmo fazer lives para milhares de outros gamers, é importante ter uma conexão de rede que satisfaça suas necessidades e não deixe seus espectadores na mão. E como você já deve saber, subir os vídeos em plataformas requer muito da internet. Por isso, consulte a Televendas Claro para planos que cabem no seu bolso.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos