Sega Forever: o que é o aplicativo?

Sega Forever: o que é o aplicativo?

Renan Renan 26 ago 2022

É bem provável que você tenha jogado algum game da Sega. Afinal, a desenvolvedora e publicadora de jogos japonesa foi uma das principais em todo o mundo, principalmente no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Com o seu console Megadrive, lançado em 1990, a empresa emplacou alguns de seus maiores sucessos, como “Altered Beast” e “Sonic”.

Futuramente, a Sega ainda estaria envolvida na publicação de outros grandes sucessos, como o game “Yakuza”, a franquia “Football Manager” e um dos mais recentes, “Humankind”. Mesmo com tantas histórias, o TudoGames preparou essa publicação para falar sobre a plataforma Sega Forever. Você já conhece? Caso não, vamos te contar tudo sobre esse aplicativo feito para os fãs dos jogos da empresa que querem viver uma boa nostalgia.

Navegue pelos tópicos:

Sega Forever: o novo aplicativo da Sega
Sega Forever: descubra como jogar os seus jogos clássicos favoritos novamente!

O aplicativo

O Sega Forever foi oficialmente lançado no dia 22 de junho de 2017, ou seja, há pouco completou 5 anos de existência. A plataforma possui um site oficial, onde disponibiliza o catálogo e o atualiza com novidades. Entretanto, os jogos são lançados individualmente nas lojas de aplicativo dos celulares.

Isto é, basta entrar na Play Store da Google ou na App Store da Apple e pesquisar por “Sega” para encontrar os games do Sega Forever. As duas lojas criaram, juntamente com a plataforma, abas específicas para listar os games da empresa. Assim, ao acessar essas abas, você tem acesso a todos os games retrô que já foram relançados, além de outros títulos da Sega para mobile.

Toda a iniciativa é focada em disponibilizar os jogos de maneira gratuita, porém, você notará a presença de propagandas na maioria dos títulos. Como de costume em games nesse formato, você pode efetuar uma compra para jogar sem as propagandas atrapalharem a jogatina.

Problemas com a emulação

Em resumo, para que os jogos possam ser executados nos celulares, eles utilizam um sistema de emulação. Isto é, alguns softwares simulam os sistemas dos consoles que originalmente rodavam os jogos. Portanto, ao jogar “Sonic the Hedgehog”, o clássico de 1991, por exemplo, o app em seu celular simulará o sistema do Mega Drive, utilizado para executar o game.

Nos primeiros anos, a Sega recebeu muitas reclamações sobre a qualidade das emulações, sobretudo em dispositivos Android. Muitos usuários relatavam que, principalmente em celulares de potencial mediano, os jogos rodavam com diversos problemas. Além da queda da taxa de quadros em que eram executados, acompanhamos diversos bugs nos áudios e grandes travadas gerais.

Em julho de 2017, um mês após lançar os primeiros games, a Sega fez atualizações grandes na execução de seus jogos. Futuramente, novas mudanças e adaptações foram feitas para que os jogos pudessem rodar de maneira fluida. Os resultados foram positivos e, para comprovar, basta ver o feedback dos títulos nas lojas de aplicativos.

Na Google Play, por exemplo, é difícil encontrar títulos que pertencem à plataforma Sega Forever com menos de 4,4 estrelas de avaliação, de 5 possíveis. O padrão alto de nota se repete ao olharmos a App Store, de dispositivos iOS.

Jogos do Sega Forever

Vamos agora listar todos os jogos disponíveis através do Sega Forever, separando-os em categorias.

Os principais games

Iniciaremos pelos mais clássicos da empresa, que marcaram época em seus lançamentos e, provavelmente, irão proporcionar uma gameplay nostálgica.

Sonic the Hedgehog e Sonic the Hedgehog 2

Você já deve ter percebido que é impossível falar de Sega sem lembrar de Sonic. Alguns dos principais jogos da franquia de maior sucesso da empresa estão gratuitamente disponíveis para Android e iOS. Com os nomes de Sonic the Hedgehog Classic e Sonic the Hedgehog 2 Classic, você pode encontrá-los gratuitamente nas lojas de apps do seu celular. Caso queira jogar sem propagandas, procure pelas versões com “Pro” no final do nome, que devem ser compradas.

Originalmente, os dois títulos foram lançados para o console Mega Drive. O primeiro, em 1991, e o segundo um ano após, em 1992.

Altered Beast

Altered Beast é um dos primeiros games disponíveis para Mega Drive, o que o fez ser jogado e querido por muitos gamers. Originalmente, foi lançado em 1988 e trata-se de um jogo arcade de luta, classificado na categoria “Beat ‘em up”. Seu funcionamento é simples, o que ajuda na adaptação dos controles para celular. Mas não pense que isso atrapalha a campanha! Afinal, o jogo é extremamente divertido e envolvente. O clássico está disponível como “Altered Beast Classic”.

Kid Chameleon

Também lançado originalmente no Mega Drive, Kid Chameleon é de 1992 e é outro sucesso da Sega. Trata-se de um jogo de plataforma, separado em diversos níveis. Os gráficos são bonitos, especialmente se considerarmos o ano de lançamento, e a jogabilidade divertida e desafiadora.

Algo que pode provar o quão clássico o game é considerado, são as inúmeras vezes que ele já havia sido relançado, mesmo antes do Sega Forever. O título já possuía uma adaptação para PC, PS2, PSP, Nintendo Wii, Xbox 360 e PS3. Hoje, você pode tê-lo na palma de sua mão, procurando por “Kid Chameleon Classic” nas lojas de apps.

Crazy Taxi

Crazy Taxi é um jogo de corrida lançado pela Sega em 1999. Inicialmente disponível em fliperamas, recebeu uma versão para o console Dreamcast em 2000. Nele, basicamente, você controla um motorista de taxi e deve fazer diversas corridas. Porém, há diversas tarefas que tornam o game frenético, divertido e desafiador.

Assim como o anteriormente citado, Crazy Taxi também teve diversos lançamentos em plataformas variadas. O game conta com versões para PC, PS2, PS3, GameCube, Xbox 360, e graças ao Sega Forever, Android e iOS.

Streets of Rage e Streets of Rage 2

Streets of Rage teve seu primeiro jogo lançado para Mega Drive em 1991. O funcionamento é similar a outro que listamos aqui, o Altered Beast. Trata-se de um jogo de luta no estilo “Beat ‘em up”. A prova do sucesso do game é a continuidade da franquia, que se dá até hoje.

Porém, dentro da plataforma Sega Forever, temos apenas os dois primeiros títulos. Além de “Streets of Rage Classic”, temos “Streets of Rage 2 Classic”, um relançamento do segundo jogo da franquia, lançado também para Mega Drive, em 1992.

É possível que no futuro tenhamos o “Streets of Rage 3”, de 1994, também para dispositivos mobile. O jogo mais recente da franquia, Streets of Rage 4, foi lançado em 2020, revivendo o grande sucesso. Ele está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iOS.

Shining Force e Shining Force 2

Por fim, para fechar a lista dos principais jogos, temos outros dois grandes games. Shining Force, de 1992 e Shining Force 2, de 1993. Os dois jogos foram lançados para Mega Drive e são RPGs táticos, baseados em turnos. Podemos dizer que são os primeiros títulos da Sega no gênero de RPG, portanto, inspiraram muitos lançamentos futuros.

Ambos os games são divertidos, com gráficos agradáveis e jogabilidade envolvente. O sucesso dos jogos também fez eles receberem versões em inúmeras plataformas, como PC e outros consoles. Hoje, basta pesquisar por “Shining Force Classic” e “Shining Force II Classic” na sua loja de apps, para desfrutar gratuitamente dos títulos.

Todos os outros jogos

Além dos games que listamos e detalhamos acima, temos mais algumas dezenas de títulos que podem ser encontrados em seu celular, graças ao Sega Forever. Veja a seguir todos os games disponíveis para Android e iOS graças a iniciativa:

  • Phantasy Star II;
  • Comix Zone;
  • Virtua Tennis Challenge;
  • The Revenge of Shinobi;       
  • Ristar;             
  • Golden Axe;
  • Space Harrier II;         
  • Beyond Oasis;
  • Decap Attack;
  • ESWAT: City Under Siege;
  • Gunstar Heroes;
  • Sonic CD;
  • Dynamite Headdy;
  • Super Monkey Ball: Sakura Edition;
  • Vectorman;
  • Sonic the Hedgehog 4: Episode II;
  • Shining in the Darkness;
  • Golden Axe II;
  • Golden Axe III;
  • Phantasy Star III;        
  • Phantasy Star IV;
  • After Burner Climax.

Esperamos que não tenha restado nenhuma dúvida sobre os games disponíveis através do Sega Forever. Se você é fã, ou já jogou algum desses títulos, pode baixá-los gratuitamente em seu celular e resgatar boas memórias gamers. Ou, se deseja conhecer algum dos grandes clássicos que listamos, temos certeza que vai querer fazer o download hoje mesmo.

Envie essa publicação para alguém que você sabe que adora uma nostalgia e fique sempre conectado conosco no TudoGames.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos