Se o NFT dá dinheiro, porque alguns jogos tiveram prejuízos? ++

Se o NFT dá dinheiro, porque alguns jogos tiveram prejuízos? ++

Renan Renan 02 abr 2022

Você provavelmente já está familiarizado com os jogos “play to earn” e todo esse universo, de criptomoedas e NFTs, no mundo dos games. Diversas vezes, aqui mesmo no Tudo Games, trouxemos publicações sobre o assunto, desde o básico, até indicações de bons jogos NFT. Recentemente, também publicamos um artigo, onde era possível verificar diversos games play to earn que deixaram de existir e deram prejuízos aos jogadores.

Logo, pode surgir uma dúvida: se o NFT dá dinheiro, por que alguns jogos tiveram prejuízos? E esse será o foco dessa postagem. Acompanhe-nos para entender melhor como funciona o processo de poder lucrar em games NFT e, também, como isso pode ser perigoso, gerando prejuízos.

Sem mais, navegue através dos tópicos:

NFT/Moeda
NFT/Moeda

Como lucrar em jogos play to earn

Em resumo, todos os jogos que envolvem criptomoedas e NFTs têm um funcionamento bem similar. Praticamente todos eles envolvem a necessidade de progredir no jogo para obter as recompensas. Em alguns, basta jogar e evoluir para se conquistar criptomoedas. Com bastante tempo de jogatina, na teoria, você obtém várias criptos e pode eventualmente trocar por dinheiro real. Em outros jogos, é possível conquistar NFTs únicos, cada um com seu valor no mercado, de acordo com seu progresso. Os tokens podem ser negociados entre os jogadores, movimentando um mercado próprio dentro dos jogos.

Investimento inicial

Outra coisa bem comum nos jogos play to earn, é a necessidade de realizar um investimento inicial, para poder começar a lucrar. Aqui, as possibilidades são várias. Alguns games exigem que você compre uma NFT para ingressar no jogo, por exemplo. Aqui, o token funciona como uma espécie de chave de acesso e, sem ele, é impossível jogar.

Outra possibilidade são os jogos que você precisa comprar algumas criptomoedas para conseguir começar a realizar transferências no game. Sem essa “injeção” inicial de dinheiro, os itens obtidos no game são de valor praticamente nulo e, não importa o tempo que você jogue, será praticamente impossível lucrar.

Ademais, ainda é válido citar os jogos com teor competitivo em que seu personagem ou itens, são NFTs. Por se tratar de jogos em que há competição, você precisa ter um desempenho melhor do que outros jogadores, em partidas online. Aqui, é muito comum ver os NFTs mais valiosos serem extremamente mais fortes, garantindo a vitória na grande maioria das vezes. Portanto, se não comprar um bom personagem, ou item NFT, você não irá vencer e obter recompensas. Esses jogos são chamados, pelos jogadores, de “pay to win”, ou “pague para vencer”.

Um investimento como todos os outros

Agora que você já sabe como são obtidos lucros nos jogos NFT, fica mais tranquilo de entender que na verdade, os jogos play to earn são um investimento. Tal qual o mercado imobiliário, por exemplo, você vai precisar depositar seu dinheiro, estudar as melhores estratégias e agir da melhor forma, para poder lucrar. E, pode parecer bem simples, mas para que alguém obtenha lucro, outras pessoas, naturalmente, vão ter prejuízos.

Todavia, nos games NFT a situação é ainda mais complexa, por um simples motivo: a volatilidade das criptomoedas. Tanto o criptodinheiro quanto os tokens não fungíveis têm um valor especulativo. Isso significa que o valor dos itens no universo cripto é dado por quem os possui, por quem vende e por quem aceita comprar. É totalmente possível que você compre um NFT, por um valor X, e pouco tempo depois, as pessoas decidam que aquilo vale muito menos do que você pagou, seja lá qual for o motivo. O contrário também é possível, podendo haver uma supervalorização de NFTs e criptomoedas, mas menos comum.

A velocidade com que as criptomoedas valorizam e desvalorizam é um dos principais motivos que fazem os jogos NFT serem um investimento de alto risco. Algo que aconteceu em alguns games NFT foi: jogadores começam e compram diversas criptomoedas no jogo, que possuem um valor inicial baixo. A escassez das moedas faz com que seu valor aumente. Os jogadores então as vendem, por um valor maior do que o comprado. A volta do recurso no mercado faz com que gradativamente, ele perca o valor novamente. Nesse cenário, apenas aqueles que investiram no lançamento do game puderam lucrar. Quem viu potencial nas primeiras altas da moeda, comprou várias e encarou a queda dos valores do recurso, terá grandes prejuízos.

Portanto, jogos NFT são um investimento como todos os outros, mas, com peculiaridades que o tornam ainda mais arriscado.

Possíveis golpes

Por fim, dentro do universo dos jogos NFT ainda encaramos uma possibilidade ainda mais nociva: os golpes. Aqui temos alguns termos para definir os golpes mais comuns, e vamos mostrar com um exemplo prático.

Pump e dump

O chamado “pump e dump”, ou “pump and dump”, é uma prática fraudulenta, comum em alguns cenários de investimento. Ela consiste em uma manipulação do mercado e é muitas vezes praticada pelos seus responsáveis. Em suma, trata-se de inflar artificialmente o valor de ações, através de notícias falsas e promessas fantasiosas. Nos jogos play to earn, a valorização artificial é dada às criptomoedas dos games.

Rug pull

O chamado “Rug pull” ou “puxão de tapete” também é comumente verificado em situações em que golpes foram aplicados. Em resumo, os criadores e responsáveis pelo jogo simplesmente somem do mapa, após aplicarem os golpes. Todas as formas de contato são derrubadas e redes sociais dos criadores são excluídas. Isso se torna possível nos jogos cripto, principalmente porque há pouca informação de quem está por trás dos jogos. As empresas muitas vezes são pequenas e independentes, e suas informações, extremamente rasas. A ideia de ter uma economia “descentralizada”, pregada na base das criptomoedas, aqui, pode prejudicar quem sofre com os golpes de jogos NFT.

Exemplo prático

Um game em que as duas práticas acima foram possivelmente realizadas é o “BNB Heroes” um game NFT baseado em cartas, que se tornou bastante popular em seu lançamento. Em janeiro de 2022, a empresa de segurança “PeckShield” averiguou que os criadores do game colocaram uma alta quantia da criptomoeda do jogo em circulação no mercado. Isso fez com que os valores despencassem, trazendo prejuízos a quem comprou no momento em que as moedas tinham um valor elevado. Esse valor elevado, outrora atribuído à criptomoeda, foi dado por meio de pump e dump. Ademais, após percebido o possível golpe, tivemos o rug pull, com os criadores sumindo e excluindo todos os sites oficiais do game.

Tenha sempre cuidado

Para finalizar, vamos sempre ressaltar que você deve ter cuidado ao realizar qualquer tipo de investimento. E, pelas particularidades apresentadas, redobre o seu cuidado antes de investir em um jogo NFT. Faça pesquisas, consulte outros jogadores, verifique o quão acessíveis são os responsáveis pelo game e, se possível, tenha um pequeno conhecimento sobre finanças antes de iniciar.

Além de tudo que citamos na postagem, os jogos play to earn ainda são uma novidade e não sabemos diversas coisas sobre esse universo. Muita coisa ainda vai ficar mais clara e começar a acontecer com um padrão, sendo cada vez mais seguro. Ademais, novos golpes podem surgir, portanto, devemos sempre estar atentos.

Criptomoedas e NFTs são considerados, por muitos, os investimentos do futuro, e é bem possível que sejam. Mas, no momento em que estamos, é sempre válido dar ”pequenos passos”, ir com calma, e estudar todos os possíveis cenários.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos