Relembre clássicos jogos de PlayStation 2

Relembre clássicos jogos de PlayStation 2

Renan Renan 20 maio 2022

É bem provável que você, fã ou apenas amador de games, tenha tido um PlayStation. O PlayStation 2, conhecido também como PS2, é um dos consoles mais populares de todos os tempos. Lançado pela Sony no ano 2000, foi o segundo console da empresa, sucessor do PlayStation, de 1995.

No Brasil, o console teve uma popularidade absurda. As promessas de inovações nos gráficos e na complexidade dos jogos fazia com que toda criança, crescendo nos anos 2000, quisesse o videogame da empresa japonesa. O que era prometido foi cumprido e, diversos jogos lançados para o PlayStation 2 foram revolucionários, marcando época.

Dito isso, acompanhe essa postagem do TudoGames, que listará alguns dos maiores clássicos de PS2, que os gamers guardam, até hoje, com carinho na memória.

Navegue:

Playstation 2
Playstation 2

GTA

A franquia “Grand Theft Auto”, popularmente conhecida como “GTA” é uma das de maior sucesso da empresa “Rockstar Games”. O primeiro jogo, de mesmo nome da série, foi lançado em 1997, para o console PlayStation. “Grand Theft Auto 2” foi seu sucessor, disponível também para o PlayStation 1, em 1999.

GTA III

A primeira vez que a série deu as caras no PS2 foi em 2001, com “Grand Theft Auto III”. O terceiro jogo da franquia foi o responsável por introduzir os gráficos em 3D, o que chamava bastante atenção dos jogadores. Atualmente existem versões de GTA III para smartphones e PC.

Grand Theft Auto: Vice City

Um ano após o lançamento de GTA III, tivemos o “Vice City”, em 2002, outro título de enorme sucesso no PlayStation 2. Evoluções gráficas e mecânicas estavam presentes no game, e a Rockstar se consolidava como uma grande empresa, especialista em fazer bons jogos.

Grand Theft Auto: San Andreas

Apesar do relativo sucesso de GTA III e GTA: Vice City, o queridinho dos fãs é, com certeza, “GTA: San Andreas”. Lançado em 2004, o jogo se tornou rapidamente popular no mundo todo, sobretudo no Brasil. É difícil contabilizar o número de vendas do game, porque nesse período a pirataria era muito comum. Porém, em qualquer banquinha o GTA: San Andreas era o jogo mais pedido.

Além da enorme popularidade do jogo original, diversas versões modificadas foram lançadas, o que tornava o jogo muito divertido. Existiam “mods” que permitiam ao jogador controlar super-heróis, cantores famosos e personagens de desenho, dentre outras figuras da cultura pop.

GTA: San Andreas marcou época entre os gamers no PS2, mas seu sucesso continuou nos anos seguintes, com versões para diversas plataformas, como PC e smartphones.

Bully

Lançado em outubro de 2006, “Bully” é outro enorme sucesso da “Rockstar Games”, disponibilizado originalmente para PlayStation 2. Com uma proposta parecida com GTA, o jogo funcionava em um mundo aberto, onde o jogador pode explorar e se aventurar, realizando missões para progredir na história.

A grande diferença do game é que ele trazia um protagonista adolescente, Jimmy Hopkins, de 16 anos. E, ao contrário de GTA, onde os personagens se aventuravam por todo um mundo de crimes e grandes acontecimentos, em Bully, tudo acontece em uma escola.

A polêmica envolvendo o jogo

Por possuir uma temática escolar, envolvendo personagens crianças e adolescentes, o jogo teve uma repercussão bastante controversa. Muito desse feedback negativo se deu por causa das possibilidades, de violências e travessuras, que podem ser praticadas pelo protagonista do jogo.

Ademais, Jimmy é um adolescente, e muitas pessoas alegavam que seu comportamento tóxico poderia influenciar os jogadores, composto em boa parte por jovens. As vendas do jogo chegaram a ser proibidas em alguns países, incluindo no Brasil. Porém, a pirataria manteve o jogo ativamente circulando.

O que muitas pessoas não sabem é que, apesar das possibilidades, da violência contida no game e até mesmo do nome polêmico, o enredo do game é contra as práticas negativas. Na história, Jimmy é um personagem reprimido, que passa o jogo todo lutando pelos direitos dos mais “fracos” e pelo fim das práticas de “bullying”.

Polêmicas a parte, Bully marcou uma geração de jogadores, por sua jogabilidade extremamente divertida e uma excelente história narrada.

God of War

“God of War” foi uma série iniciada no PS2 que teve seu sucesso estendido, se tornando uma das principais franquias de game da atualidade. Desenvolvida e publicada pela “Santa Monica Studios”, é uma das principais de PlayStation, sendo exclusiva dos consoles da Sony.

God of War

O primeiro jogo, “God of War” foi lançado em março de 2005, e já foi enorme sucesso. O enredo narra a história de Kratos, um deus introduzido pelo jogo na mitologia grega, vivendo uma aventura repleta de ação, mistério, violência e diversos acontecimentos. O jogo se tornou rapidamente popular, sendo enorme sucesso de vendas

God of War II

Ainda no PlayStation 2, em 2007, tivemos o lançamento do segundo game da franquia, “God of War II”. Continuando a história iniciada no primeiro título, o jogo também é aclamado pelos fãs e críticas. Os dois anos de diferença permitiram à Santa Monica Studios criar novas mecânicas e aprimorar os gráficos do game.

A saga continuou com inúmeros títulos, mas estes foram os sucessos presentes no PS2.

Tony Hawk’s

Você já pode ter ouvido falar em “Tony Hawk”, trata-se de uma lenda do skate, sendo possivelmente o maior nome do esporte de todos os tempos. Além de se destacar e marcar a história do esporte, Tony Hawk se faz presente na memória de vários gamers. Isso porque o skatista possui uma franquia de jogos que leva seu nome, e faz grande sucesso ao longo dos anos. O primeiro jogo, intitulado “Tony Hawk’s Pro Skater”, foi lançado em 1999, para PlayStation.

Para o PlayStation 2, tivemos 5 títulos. Vejamos os mais marcantes.

Tony Hawk’s Pro Skater 3

Sendo o primeiro jogo da franquia disponível no PS2, Pro Skater 3 marcou uma geração com gráficos revolucionários e gameplay extremamente divertida, como nos jogos anteriores. Abreviado para “THPS3”, foi lançado em 2001 pela “Neversoft”. Além do PS2, estava disponível para o console Xbox.

Tony Hawk’s Underground e Underground 2

A saga “Underground” deu as caras no PS2, se diferenciando em alguns aspectos dos anteriores, intitulados “Pro Skater”. Os dois jogos são sucesso, queridos por mídia e público. Além de boa jogabilidade e gráficos, a trilha sonora é um destaque extremamente positivo nos games. Tony Hawk’s Underground foi lançado em 2003 e Tony Hawk’s Underground 2 em 2004, ambos para PS2 e Xbox.

Tony Hawk’s American Wasteland

O último jogo da franquia que foi lançado para PlayStation 2 é um dos mais queridos e lembrados pelos gamers. Também desenvolvido e publicado pela Neversoft, American Wasteland foi lançado em 2005 para PS2, Xbox e Xbox 360. O jogo segue a fórmula de outros games da franquia, com aprimoramentos que o tornam especial.

Shadow of the Colossus

Saindo um pouco das franquias, falaremos de “Shadow of the Colossus”, jogo sem sequência que é extremamente amado pelos jogadores. Desenvolvido pela “SCE Japan Studio”, foi publicado pela “Sony”, como um exclusivo do PS2. O lançamento do jogo foi em outubro de 2005 e, logo de cara, sua aceitação foi ampla.

Trata-se de um jogo de ação e aventura, com elementos de quebra-cabeças. O enredo narra a história de Wander, que viaja por terras desconhecidas, com o objetivo de derrotar 16 poderosas criaturas.

O jogo é lembrado até hoje, por possuir belos gráficos, jogabilidade extremamente divertida e envolvente, além de uma história cheia de carga emocional. Os combates épicos são memoráveis e inspiraram títulos, que vieram após Shadow of the Colossus.

Apesar de não ter continuação, o jogo recebeu versões remasterizadas, com gráficos levemente aprimorados, para os consoles sucessores da Sony, PS3 e PS4.

Black

“Black” é um jogo de tiro em primeira pessoa, FPS, desenvolvido pela “Criterion Games” e publicado pela “Eletronic Arts”. Lançado em 2006, o jogo estava disponível para Xbox e PlayStation 2, onde cravou seu sucesso.

Black é lembrado por muitos gamers por ser um dos pioneiros do gênero tiro em primeira pessoa, que tanto se popularizou. Apesar de ser exclusivamente “singleplayer”, proporcionou horas de diversão à milhares de gamers.

É tido por muitos como o primeiro jogo de FPS que funcionava bem em consoles. A história que o jogo narra se passa na região da Rússia e mostra um protagonista agente da CIA, a Agência Centra de Inteligência estadunidense. Jack Kellar, o personagem principal do game, ainda conta com a dublagem e a atuação do ator Marty Papazian.

Houve boatos de uma sequência para Black, que se chamaria “Black: Second Mission”. Porém, o jogo nunca saiu do papel, deixando apenas boas lembranças e saudades para os fãs do game.

Devil May Cry

Voltaremos a falar de séries, trazendo uma que é extremamente querida, “Devil May Cry”. Desenvolvidos pela gigante “Capcom”, os jogos da franquia são todos de ação e aventura, de um gênero específico chamado “hack and slash”. A história, narrada ao longo de toda a saga, gira em torno do protagonista “Dante”, metade humano e metade demônio, e enfrenta diversos problemas relacionados a esses dois mundos.

Iniciada no PS2, a franquia teve 3 títulos para o console. Porém, listaremos apenas o primeiro e o terceiro jogo, já que “Devil May Cry 2” cometeu diversos erros e foi extremamente criticado pelos jogadores. Os fãs da saga fingem que o segundo jogo nunca existiu, pois, de fato apresenta várias falhas. Portanto, vejamos um pouco sobre os outros dois games.

Devil May Cry

Lançado em 2001, o jogo inicia a saga e é aclamado pelo público. Disponível exclusivamente para PS2, não demorou a se tornar um grande clássico do console. “Devil May Cry”, abreviado para DMC é um dos pioneiros do gênero hack and slash, que consiste em combates frenéticos, com diversas ações simultâneas e movimentos dos mais variados.

Ademais, o jogo conta com um excelente enredo, e um protagonista cômico, além de extremamente poderoso e habilidoso. Dante derrota diversos demônios e criaturas, enquanto faz piadas e utiliza poderes absurdos.

Devil May Cry 3: Dante’s Awakening

Após o fracasso de Devil May Cry 2, o terceiro jogo da saga veio para corrigir todos os erros. Resgatando a essência do primeiro título, trouxe de volta vários elementos que os fãs sentiram falta, além de eliminar o que era desnecessário. “DMC 3: Dante’s Awakening” foi lançado em 2005, para PS2 e Windows.

O game também chama atenção pelo enredo, afinal, cronologicamente, narra o início da história de Dante, servindo como um prólogo para toda a saga. Devil May Cry 3: Dante’s Awakening sem dúvidas merece seu destaque na nossa listagem de clássicos de PS2.

Guitar Hero

“Guitar Hero” é uma grande franquia que se iniciou no PS2 e conquistou diversos fãs. Os primeiros games foram desenvolvidos pela “Harmonic” e publicados pela “RedOctane” em parceria com a “Activision”. Posteriormente, a “Neversoft”, citada anteriormente como desenvolvedora dos games de Tony Hawk’s assumiu o desenvolvimento do jogo. Foi sob o comando da nova empresa que a franquia viu seus maiores sucessos sendo criados.

Guitar Hero III: Legends of Rock

O primeiro jogo da saga desenvolvido pela Neversoft é exatamente o que irá aparecer em nossa listagem, afinal, é um dos mais queridos pelos fãs. “Guitar Hero III: Legends of Rock” foi lançado em 2007, para PS2, PS3, Nintendo Wii, Xbox 360 e PC. O funcionamento do jogo é similar a todos da franquia, trata-se de um jogo musical, baseado em ritmo, classificado como um “rythm game”. Muito do sucesso de toda a franquia Guitar Hero se deve a possibilidade de poder tocar grandes sucessos do rock internacional, o que divertia os gamers, sobretudo os fãs de música.

Algo que fez muito sucesso durante toda a franquia, foram os controles personalizados, feitos especialmente para o jogo. O controle era em formato de uma guitarra, mas, no lugar das cordas, havia os botões usados para controlar o jogo.

Ademais, diversos jogos da franquia também se popularizaram no Brasil graças às modificações, como o “Guitar Hero Brazuca”, que adicionavam grandes sucessos do rock nacional ao game.

Pro Evolution Soccer

Você já pode ter lido sobre os jogos dessa saga em outras publicações por aqui, afinal, estamos falando da famosa franquia PES, da Konami, uma das principais de jogos de futebol. Atualmente, os jogos da série levam o título de “EFootball”.

PES sempre foi um dos preferidos entre gamers que gostam de jogos de futebol. Nos tempos de PS2 já havia a concorrência com a série FIFA, porém, os jogos da Konami eram majoritariamente preferidos pelo público.

O primeiro jogo, “Pro Evolution Soccer”, lançado em 2001, já estava disponível para o console da Sony. Os games de PES são lançados anualmente e têm um sucesso relativamente parecido, principalmente em suas versões de PS2. De 2001 a 2013, todos os jogos da franquia estavam disponíveis para PS2 e fizeram grande sucesso. O último game de PES lançado para PlayStation 2 é “PES 2014”, lançado em setembro de 2013.

Porém, os maiores sucessos no Brasil, com relação à franquia PES, são os jogos modificados. A sequência de modificações mais famosa é chamada “Bomba Patch”, trazendo jogos que são versões do game PES, com elencos atualizados e menus personalizados. Além disso, os jogos do Bomba Patch traziam músicas personalizadas, sendo as mais populares as do próprio game, em ritmo de funk nacional.

Todavia, é válido lembrar que os jogos do Bomba Patch eram versões extraoficiais, funcionando apenas em cópias piratas do PES.

Com certeza, os jogos aqui listados estão entre os principais de PlayStation 2 e são lembrados com carinho por qualquer gamer que viveu essa época dos jogos. No mais, mantenha-se conectado no TudoGames, para novidades e artigos diversos sobre os mais variados jogos eletrônicos, bem como e-sports.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos