Qual o Salário de um Jogador de LoL?

Qual o Salário de um Jogador de LoL?

Flavio Flavio 22 maio 2020

Há alguns anos atrás ninguém esperava que jogar videogame seria uma profissão, e uma profissão que realmente pudesse dar muito dinheiro. Entretanto, com a chegada do LoL (League of Legends), isso mudou completamente. Agora, existe a categoria de ciberatletas. No post de hoje comentaremos um pouco mais do jogador profissional de LoL, seu salário e como conseguir!

Confira mais detalhes:

O jogo League of Legends ou LoL

League of Legends, ou como é mais popularmente conhecido por LoL, é um jogo eletrônico lançado mundialmente no ano de 2009 pela Riot Games para o Microsoft Windows e Mac OS X. Ele faz parte da categoria de jogos de gênero multiplayer online battle arena (MOBA). É um jogo gratuito, e foi inspirado em outros dois jogos: o DOTA e o Warcraft III.

Nesse jogo, cada jogador deverá assumir um personagem, chamado de campeão. Cada campeão possui habilidades especiais únicas, lutando ao lado de outros campeões do time para derrotar o time adversário. O time adversário é controlado ou por outros jogadores, ou pelo computador. Existem um total de 3 modos, e no modo mais popular o Summolier’s Rift, o objetivo do time é de destruir o Nexus, uma construção rodeada por torres e outras estruturas, na base do lado do time inimigo. O que faz uma partida ser diferente da outra, é que todas começam com os campeões fracos, aumentando sua habilidade ao decorrer do jogo com ganho de experiência e ouro.

Desde o seu lançamento, League of Legends veio fazendo um sucesso enorme por todo o mundo. No ano de 2012 foi nomeado o jogo para computador mais jogado em toda a América do Norte e na Europa de acordo com número de horas jogadas, não ficando muito abaixo em outros países. De acordo com os dados, no começo de 2014 mais de 67 milhões de pessoas no mundo estavam jogando LoL por mês! Um total de 27 milhões por dia, e durante os horários de pico, 7,5 milhões de pessoas. 

Por essa quantidade enorme de pessoas jogando, League of Legends acabou criando um cenário ainda maior e extremamente ativo. Na América do Norte e na Europa acontecem o League of Legends Championship Series (LCS), organizado pela própria Riot Games. Nessa liga, há 10 times de profissionais para cada continente. Além desse grande, também existem as competições regionais em outros países como na China, Coreia, Taiwan, América Latina, Brasil, Turquia e Japão. Apesar de parecerem pequenas, são a partir delas que os melhores times são selecionados para entrarem no campeonato League of Legends World Championship, que ocorre uma vez no ano. Esse campeonato dá prêmios enormes, como no caso de 2014, em que o time vencedor recebeu 2,3 milhões de dólares. Se tornando o quinto maior prêmio de campeonatos de toda a história do eSports. E é a partir disso que podemos ver como pode render o trabalho de jogador profissional de LoL.

Receba Novidades

Qual o salário de um jogador de LoL?

Qual o Salário de um Jogador de LoL?

Qual o salário de um jogador de LoL? – Foto/Divulgação: Riot Games

E com a popularidade que o LoL recebeu desde seu lançamento até os dias atuais, se tornar um jogador profissional do jogo virou um fenômeno internacional. E não por menos, já que é um ramo que não passa por crise econômica nenhuma, diferente de todos os outros. Está em grande expansão. De acordo com um levantamento realizado pelo SporTV, existem 125 profissionais chamados de ciberatletas de LoL que estão divididos em 20 organizações. Pode parecer pouco, mas de acordo com os dados, existem mais jogadores profissionais de Legends of League do que outras profissões como geoquímicos e astrônomos no Brasil.

Como falamos anteriormente, o League of Legends está cheio de campeonatos mundiais e regionais, e é atualmente o jogo com mais campeonatos de esporte eletrônico do Brasil. Apesar de não tão grandes como na Europa e América do Norte, a Riot Games desenvolveu uma competição que possui duas divisões: o CBLoL e o Circuito Desafiante. Elas são as principais, mas existem outras ligas por fora, que também juntam jogadores profissionais, tal como a Merciless Gaming e a SB Stars.

O que por muitos jovens era apenas um lazer, um hobby até, agora pode ser uma profissão extremamente rentável. Além dos campeonatos que mostramos os prêmios serem enormes, também há outras formas de ganhar dinheiro sendo um jogador de LoL. Apesar de tudo, o Brasil ainda está um pouco atrasado em relação a outros países. Um jogador profissional que tenha bom nome costuma ganhar até 20 mil reais. Aumentando esse valor sendo popular na internet, ganha-se muito mercado publicitário. Como exemplo, temos os jogadores Felipe “brTT” e o Gabriel “Kami” conseguiram aumentar ainda mais sua renda fazendo diversas propagandas de empresas pequenas e grandes.

Outro exemplo de pessoas brasileiras que se deram bem no mundo dos jogos do LoL foi o Micael Rodrigues de Araújo, chamado de “Micão”, da equipe INTZ, que conseguiu passar de 20 mil reais o seu salário. Os valores podem, entretanto, variar entre 3 mil e 20 mil reais, mesmo que os jogadores sejam da mesma equipe. Essa variável ocorre principalmente pelos patrocínios que cada um dos ciberatletas vão conquistar. Fora dos campeonatos e também das publicidades, também há outras formas como as transmissões ao vivo pelo Twitch.

Como conseguir se tornar um jogador profissional de LoL?

A primeira coisa é estar sempre treinando. Nunca pode achar que está bom o suficiente. Também é ideal criar uma plataforma já para conseguir visualizações do seu trabalho por outras pessoas, facilitando que você possa conseguir entrar em alguma liga nacional. Ainda é preciso passar por cimas dos preconceitos acerca do eSports, mas é possível fazer uma carreira com muito suor.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender mais sobre o jogador profissional de LoL seu salário e como alcançar tudo isso. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajudá-los. Você pode ler mais sobre League of Legends e outros assuntos sobre jogos aqui no site!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos