Prós e Contras de ser um Atleta de eSports

Prós e Contras de ser um Atleta de eSports

Flavio Flavio 18 nov 2019

Confira mais detalhes sobre as vantagens e desvantagens de ser um atleta de eSports, fique por dentro dos prós e contras dessa modalidade.

Todos já sabemos que a internet está se tornando cada vez mais importante na vida das pessoas e hoje em dia é praticamente impossível fazer algo sem utilizar a tecnologia nem que por apenas um segundo. Por esse motivo, diversos fenômenos que não existiam no século passado existem nos dias de hoje e vêm ganhando cada vez mais visibilidade em todo o mundo.

Ao mesmo tempo em que a tecnologia pode tirar empregos com a substituição por máquinas, ela também pode gerar empregos para pessoas que trabalham com essas máquinas. Os esportes foram uma das áreas afetadas pelo advento da tecnologia, já que agora diversas modalidades são praticadas também de maneira eletrônica e, quando o esporte é praticado dessa maneira, o nome que se dá é eSports.

Caso você esteja pensando em ser um atleta de eSport é importante saber que todas as decisões devem ser avaliadas com paciência e é por isso que seria interessante você analisar os prós e contras dos eSports.

Portanto, continue lendo esse artigo para ver alguns prós e contras que você pode levar em consideração antes de se tornar um atleta de eSports!

Saiba mais sobre:

PRÓ – O momento

Atualmente, é extremamente comum vermos pessoas comentando sobre eSports, principalmente os gamers que acabam sendo o maior público desse tipo de modalidade, já que elas podem se aproximar em alguns casos.

O mercado gamer atualmente move bilhões de dólares todos os anos, principalmente com produtos e diversos serviços de streaming espalhados por todo o mundo.

Com isso, podemos dizer também que o momento é muito propício para que você consiga maior visibilidade entre os patrocinadores e também entre o público que será seu principal alvo, já que está todo mundo com os olhos voltados para os e-sports.

Portanto, caso você esteja analisando o momento certo de entrar no mundo dos eSports, a hora é agora. A verdade é que provavelmente os eSports ficarão cada vez mais famosos no mundo, mas é importante que você entre enquanto existe uma grande visibilidade, assim existem mais chances de você conseguir um maior reconhecimento.

Receba Novidades

CONTRA – A pressão para um atleta de eSports

Nem tudo o que reluz é ouro. Apesar de ser muito interessante se tornar um atleta de eSports, a pressão pode acabar sendo um problema no dia a dia, principalmente se você possui a saúde ou o emocional mais sensível.

Isso porque, como já dissemos, todos os olhos estão voltados para os eSports atualmente, e isso significa basicamente que se você errar, todos estarão vendo o seu erro e julgarão isso.

Por isso, estar com a mentalidade e a saúde em dia com certeza são estratégias muito boas de fugir de toda essa pressão sem acabar se descabelando.

CONTRA – O reconhecimento

Prós e Contras de ser um Atleta de eSports

Vale a pena ser um atleta de eSports?

Como dissemos anteriormente, o mundo dos games está ganhando cada vez mais visibilidade e o mesmo ocorre com o mundo dos eSports. Porém, também é uma verdade que tudo isso pode ser considerado um mundo à parte.

Isso porque ainda é muito comum que, principalmente entre pessoas mais velhas, esse trabalho não seja realmente reconhecido como um trabalho, já que existe apenas um contrato, mas não uma carteira propriamente assinada.

Apesar de isso até parecer besteira, o preconceito de pessoas mais velhas pode acabar desanimando quem quer trabalhar com eSports, já que ter o suporte (principalmente por parte da família) é essencial para que você se sinta bem mentalmente enquanto exerce sua profissão.

PRÓ – A diversão

É claro que sempre devemos considerar os eSports como um trabalho como qualquer outro, principalmente porque eles exigem um esforço mental grande e ao mesmo tempo são bastante estressantes para quem resolve aderir essa modalidade de trabalho como estilo de vida.

Mas apesar disso, nada melhor do que trabalhar com algo que você realmente gosta. Os eSports são também considerados um hobbie para muitas pessoas, e por isso é muito interessante que você ame trabalhar com isso. Com o passar do tempo, a tendência é que você pare de considerar como um trabalho e pense que tudo não passa de um hobbie por diversão.

Um outro ponto: rotina de um atleta de eSports

Não vamos classificar esse ponto como pró ou contra, pois depende de você decidir em qual dos dois ele se encaixa.

Antes de mais nada, devemos dizer que a rotina de um atleta de eSports é uma loucura, e por isso você precisa analisar bem se quer um trabalho com uma rotina perfeita (com hora de acabar e terminar) ou se você prefere manter a diversão de uma vida sem rotina e não liga de não saber exatamente quando estará trabalhando.

Além de tudo isso, você ainda poderá ficar exposto a diversas oportunidades de viagem até mesmo para o exterior, principalmente se você for um bom atleta. Por isso, pense na rotina como um outro ponto muito importante a ser levado em consideração.

Depois de analisar todos esses prós e contras provavelmente você já estará muito mais apto para definir o que é ou não importante para a sua vida; e por fim, poderá decidir se quer ou não ser um atleta de eSports!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos