Piepacker: a forma de jogar jogos retrô chegou!

Piepacker: a forma de jogar jogos retrô chegou!

Mariana Mariana 27 abr 2022

Atualmente, já é um fato que os videogames deixaram de ser vistos como um entretenimento infantil e alcançaram um novo status dentro da indústria cultural. Muito dessa mudança de dinâmica se deve à evolução da plataforma e a constante variedade de novos títulos no mercado. Afinal, é comum encontrarmos jogos com gráficos inacreditáveis, com narrativas complexas, mundos abertos e imersão completa.

Entretanto, essa popularização dos games ocorre em duas direções: temos a crescente de jogos cada vez mais realistas e, na contramão, a volta massiva dos jogos antigos. Em outras palavras, o avanço no desenvolvimento de novas possibilidades na indústria não causou o esquecimento dos games antigos, os chamados clássicos.

E é nessa realidade onde as produções retrô são cada vez mais procuradas dentro do mercado, que surge o Piepacker. Essa plataforma, que é online e gratuita, é um sistema de transmissão para jogos antigos, e acaba de chegar ao Brasil. Pensando em entender um pouco mais sobre o serviço e a popularização dos títulos antigos, nós, do Tudo Games, preparamos esse artigo para você. Vamos com a gente?

Navegue pelos tópicos:

Videogame retrô
Videogame retrô

 Piepacker: O que é?

Lançado no Brasil no começo de fevereiro, o Piepacker, criado por Benjamin Devienne e Jules Testard, pode ser considerado um streaming de jogos antigos. Sendo assim, a plataforma é um serviço licenciado com mais de 100 games disponíveis para jogar imediatamente, sozinho ou em salas com até quatro amigos.

Ficou interessado? Bom, antes de mais nada, precisamos falar sobre quais são esses jogos, não é mesmo? Temos clássicos de vários consoles que marcaram suas épocas, como o GBA, o Playstation 1, Atari, SNES, Nintendo 64 e o NES, por exemplo. Entre os títulos, por sua vez, temos Metal Slug, Rage of the Dragons, Asteroids e Sensible Soccer, assim como outros inéditos, como o Arsene Lupin: Gentleman Bomber.

A iniciativa ganhou o apoio de figuras importantes do cenário durante seu início, o que contribuiu muito para o sucesso do projeto. Nomes como Kenji Matsubara, ex-presidente da gigante SEGA, e Jeff Rosen, cofundador da Humble Bundle, foram essenciais para aproximar o Piepacker da simpatia da indústria.

Como funciona?

Com uma plataforma bem intuitiva, o Piepacker se assemelha, antes de tudo, a um serviço de streaming como os de filmes, séries e músicas. Para utilizá-lo, destacamos que é necessário acessar usando o Google Chrome. Ainda que exista a intenção por parte dos desenvolvedores de expandi-lo para outros navegadores e dispositivos futuramente, no momento o acesso é possível apenas para o Google. Para acessar o site, siga o passo a passo que segue:

  1. Em primeiro lugar, acesse o site do Piepacker e selecione o idioma de sua preferência no canto superior direito.
  2. Em seguida, clique em “Jogue agora” e cadastre-se com seu e-mail, sua conta Google ou seu Facebook.
  3. Após o cadastro gratuito, você está pronto para começar a curtir todos os jogos do catálogo, que é dividido em: jogos de plataforma, tiro, luta, esportes, corrida, quebra-cabeças e Indie.

O Piepacker ainda pode ser usado como um emulador, com o uso de um leitor de cartuchos.  Além disso, caso você não goste de jogar com teclado e mouse, a plataforma permite a conexão de controles externos, tornando sua experiência ainda mais imersiva!

No futuro, além da versão gratuita, existe a intenção de criar uma assinatura Premium com maiores possibilidades e recompensas, assim como gráficos em HD e save states.

Modo Multiplayer

Para aqueles que gostam de jogar acompanhados, o modo multiplayer é o mais indicado. Permitindo o uso de chat, microfone e câmera. Para convidar um amigo é só compartilhar o link da sala. Como comentamos anteriormente, as reuniões multiplayer comportam até quatro pessoas em cada partida.

A popularização dos games retrô

O mercado de games foi um dos que mais se manteve aquecido, mesmo durante a pandemia. De acordo com os números da consultoria Newzoo, a quantia movimentada pelo mercado de games em 2021 foi de 175,8 bilhões de dólares. Embora signifique uma queda de -1,1% em relação aos números do ano anterior, de acordo com a empresa isso não afetará a crescente do setor. Afinal, é importante destacarmos que, em 2020, tivemos o lançamento dos novos consoles da Sony e da Microsoft, impulsionando a venda de jogos no período.

Os games retrô também participam desse momento positivo. Isto é, os jogos antigos também se popularizaram na mesma medida que as novidades. Para comprovar, basta ver a variedade de emuladores, plataformas e coletâneas que, assim como o Piepacker, trazem esses clássicos de volta para o público.

Se essa popularização reflete um saudosismo ou uma nova tendência da indústria de games é difícil afirmar. O que sabemos, com certeza, é que a idade média dos gamers, indivíduos que jogam videogame, tem aumentado. Segundo outra pesquisa realizada pela empresa Global Web Index, a faixa de jogadores entre os 55 e os 64 anos aumentou 32% desde 2018. Portanto, é razoável imaginar que uma parte desse público esteja não só consumindo os jogos que marcaram sua adolescência, mas também incentivando os mais jovens a conhecer os games retrô.

Independente da razão por trás dos números, a realidade é que o crescimento do consumo de jogos antigos não apresenta indícios de parar. Games como Tetris, criado em 1984, e Pacman, criado em 1980, ainda figuram nas listas dos jogos mais vendidos de todos os tempos. E, em adição, iniciativas populares como o Piepacker apenas reforçam a importância e a permanência dos clássicos.

E aí? O que achou do Piepacker? Se você gosta de videogames, dos mais tecnológicos e realistas até os títulos mais clássicos, está no lugar certo! Nós, do Tudo Games, estamos sempre trazendo as maiores novidades do cenário para você! Fique com a gente!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos