Os melhores jogos MOBA

Os melhores jogos MOBA

Renan Renan 01 jul 2022

Você provavelmente já ouviu falar em jogos MOBA, se não, é possível que conheça alguns deles, que são de enorme popularidade e sucesso. Caso não saiba do que estamos falando, fique tranquilo, iremos te ajudar.

O TudoGames preparou essa publicação para falar um pouco sobre os melhores jogos dessa categoria, uma das principais no universo dos games. E, antes de nos aventurarmos pelos títulos, explicaremos para você o que caracteriza um jogo MOBA e como funcionam os grandes nomes desse gênero.

Sem mais delongas, utilize os tópicos para navegar:

O que é um jogo MOBA

Antes de tudo, saiba que MOBA define uma sigla, em inglês. “Multiplayer Online Battle Arena”, que pode se traduzir para “Arena de batalha multijogador online”. Logo, todo jogo online, que ocorre em arenas de batalha e suporta vários jogadores, pode ser categorizado como um MOBA.

O gênero surgiu como derivado de outro, o chamado RTS, que por sua vez, se traduz para Real Time Strategy, ou estratégia em tempo real. O primeiro jogo que é comumente caracterizado como MOBA, é, na verdade, um modo de jogo disponível em um game RTS. “Defense of the Ancients” era um cenário personalizado para o jogo Warcraft III e tinha um funcionamento bem similar aos MOBAs atuais.

A grande diferença entre as duas classificações é que os jogos RTS envolvem elementos coletivos. Um único jogador gerencia suas bases, coleta recursos e cria exércitos para vencer outro gamer. Enquanto nos MOBAs, diversos jogadores se enfrentam ao mesmo tempo e cada um foca no seu próprio personagem, para defender as bases e derrotar os adversários.

Muitos ainda lembram de “Aeon of Strife”, um mapa customizado do jogo “StarCraft”. StarCraft também era um gigantesco RTS e esse modo específico de jogo é outro lembrado como um precursor dos games MOBA.

Atualmente, os games MOBA têm todos um funcionamento bem similar, inclusive com cenários de formato praticamente idêntico. Temos as duas bases, uma em cada canto e 3 rotas principais até elas. Além das rotas, topo, meio e inferior, há as chamadas “área de floresta” ou “selva” entre os caminhos.

Normalmente em partidas de 5 jogadores contra 5, as equipes devem distribuir os personagens pelas rotas, derrotar os inimigos e se fortalecer. No final, o objetivo é dominar e destruir a base inimiga.

League of Legends/Imagem Oficial
League of Legends/Imagem Oficial

Principais jogos MOBA

Agora que você já sabe o que define um jogo MOBA, além de conhecer um pouco sobre a origem do gênero, confira alguns dos principais títulos da categoria.

League of Legends

Seria impossível falar de MOBA sem citar o mais popular de todos. League of Legends, mais conhecido como LoL, é uma criação da RIOT games, lançado em 2009, é um dos principais títulos da categoria até hoje.

LoL é extremamente popular, crescendo muito desde o seu lançamento, o jogo atingiu seu ápice por volta de 2012 a 2015. Todavia, até hoje conta com centenas de milhares de jogadores. O funcionamento é o clássico dos games da categoria, que citamos acima. Com visão superior, o jogo é leve e pode ser executado em PCs não tão potentes.

Um grande destaque do LoL é sua variedade de personagens jogáveis, os chamados campeões. São mais de 150, com habilidades únicas, que tornam as possibilidades de gameplay extremamente variadas.

O jogo é exclusivo de PCs, porém, sua enorme popularidade fez com que uma versão para celulares fosse lançada. League of Legends: Wild Rift chegou para dispositivos Android e iOS em 2020 e é uma adaptação da versão original, para mobile. Ademais, a RIOT explora o universo por trás dos personagens, trazendo diversas animações que contam a história dos campeões. A mais recente, e popular, foi uma série exclusiva lançada na Netflix. “Arcane” mostra a história de Jinx, uma das personagens mais icônicas do jogos.

LoL é uma das maiores referências quando falamos em MOBA.

Dota 2

Podemos dizer que Dota 2 é o grande “rival” de LoL no mercado. Desenvolvido e publicado pela Valve Corporation, o jogo foi lançado em 2013 para PC, na plataforma Steam, onde é exclusivo até hoje. Dota também define uma sigla, de um jogo que já citamos na publicação. Dota 2 é sequência de “Defense of the Ancients”, título tido como uma das origens do MOBA.

Dota 2 também conta com diversos personagens jogáveis, ao todo são 120, aqui, eles são chamados de “heróis”. Há quem prefira esse game ao concorrente, defendendo que Dota exige muito mais estratégia e é mais difícil, portanto, feito para jogadores mais habilidosos.

O fato é que os dois jogos são as principais referências da categoria, com motivos para tal. Ambos são envolventes e podem ser extremamente divertidos para quem gosta da categoria.

Smite

Desenvolvido e publicado pela Hi-Rez Studios, Smite foi lançado em 2014 e é o primeiro a abranger mais plataformas além do PC. O game está disponível para Windows, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

O jogo apresenta alguns diferenciais, iniciando pela temática. Os personagens jogáveis, chamados Deuses, são exatamente isso, figuras poderosas de diversas mitologias ao redor do mundo. Há deuses gregos, egípcios, nórdicos, chineses, dentre outras culturas. Ao todo, hoje, o jogo conta com 73 personagens.

Outro diferencial que chama a atenção é o visual durante o jogo. Diferente dos títulos anteriores, a visão do jogador não é “de cima”, a câmera acompanha o personagem de perto, tornando a jogabilidade mais imersiva.

Apesar de poder ser polêmico para algumas pessoas, por retratar figuras religiosas, o jogo é extremamente divertido e envolvente, sem dúvidas um dos destaques dos MOBAs.

Pokémon Unite

Desenvolvido pela TiMi Studios e publicado pela The Pokémon Company, Pokémon Unite vem para contemplar os jogadores mobile. O jogo lançado em julho de 2021 está disponível para dispositivos Android, iOS e Nintendo Switch.

Os personagens jogáveis no game são as populares criaturas que protagonizam a saga Pokémon, da Nintendo. O jogo é gratuito, podendo ser baixado por qualquer um e não é tão pesado, rodando em dispositivos de potencial mediano.

O funcionamento segue a base dos games MOBA e o principal diferencial é controlar as criaturas tão populares. Atualmente, temos 22 Pokémons que podem ser selecionados e controlados pelo jogador. Por se tratar de um universo tão amplo, com diversos jogos e personagens, a expectativa é de que o jogo cresça cada vez mais.

Com certeza, é uma excelente opção, principalmente para gamers mais casuais.

Heroes of the Storm

Por fim, chegamos em Heroes of the Storm, título desenvolvido e publicado pela gigantesca Blizzard Entertainment. O jogo foi lançado em junho de 2015 e está disponível apenas para PC, na plataforma “Battle Net”.

A grande aposta do game é reunir personagens de diversos universos de outros jogos da empresa. A proposta do “crossover” atrai os gamers fãs de outras sagas da Blizzard. Há personagens de Warcraft, Starcraft, Diablo, Nexus e Overwatch no game. São mais de 80 personagens, cada um com habilidades únicas que variam a gameplay.

Todavia, o jogo não é querido por boa parte dos fãs do gênero. As mecânicas são bem diferentes, principalmente quando comparamos com os principais clássicos dos MOBAs. Outro diferencial é que as partidas ocorrem em mais de um mapa, com objetivos e mecânicas variadas, fugindo do padrão apresentado.

Apesar dos pontos negativos apontados por alguns gamers, o Heroes of the Storm é uma excelente opção e pode agradar quem não tem tanta familiaridade com MOBA.

Esses são alguns dos principais games MOBA do mercado, dentre os mais populares e jogados. Como visto, normalmente, os games desse gênero se popularizam nos PCs, todavia, temos cada vez mais adaptações para outras plataformas, principalmente celulares.

O TudoGames espera ter tirado todas suas possíveis dúvidas sobre o gênero. Além disso, recomendamos que teste alguns dos títulos listados caso tenha se interessado pelos jogos. Mantenha-se conectado sempre conosco para mais informações.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos