Os Melhores Jogos Educativos Para as Crianças

Os Melhores Jogos Educativos Para as Crianças

Anna Anna 18 nov 2021

A infância é o período da vida em que há um grande desenvolvimento cognitivo. É nesta etapa que desenvolvemos habilidades como a comunicação, escrita, música, criativdade e raciocínio lógico. Dessa forma, quais são os melhores jogos educativos para as crianças

Com o aumento de tempo em casa, durante a pandemia, foram descobertas novas formas de educar e entreter a criançada. Veja as próximas informações sobre jogos educativos. 

O que são jogos educativos?

Os jogos educativos consistem em atividades que buscam combinar elementos de lazer com o aprendizado, ajudando no desenvolvimento intelectual da criança. Juntamente de técnicas aplicadas por docentes e pedagogos, as brincadeiras são didáticas e estimulam as atividades cerebrais.

Com os avanços tecnológicos, os principais jogos estão no formato de aplicativos ou em sites que podem ser acessados por um PC. Não, os jogos educativos físicos não deixaram de existir! Eles continuam uma ótima opção para mesclar o tempo em família com a educação do mais jovem. 

Quer conhecer alguns jogos educativos para baixar no celular ou tablet? Confira a lista a seguir.

Receba Novidades

Os melhores jogos educativos para as crianças

Para você que quer melhorar as habilidades cognitivas do seu filho e deixá-lo craque na escola, confira a lista que fizemos com os melhores jogos educativos para as crianças:

  • Gorogoa (Criatividade) – Para Android e iOS;
  • Rebus (Raciocínio lógico) – Para Android e iOS;
  • Matemática: somar, subtrair (Cálculo) – Para Android e iOS;
  • ABC para crianças (Português e alfabetização) – Para Android e iOS;
  • Pac-Man (Geolocalização) – Para Android e iOS.

Faixa etária de cada jogo educativo

Os Melhores Jogos Educativos Para as Crianças
Os melhores jogos educativos para as crianças

Gostou das dicas, mas não tem certeza se esse ou aquele jogo educativo é recomendado para a idade da criança? Deixa com a gente, trouxemos as informações de classificação etária dos principais jogos.

  • Gorogoa – Classificação Livre;
  • REBUS – Classificação Livre;
  • Matemática: somar, subtrair – Classificação Livre;
  • ABC para crianças – Classificação Livre;
  • Pac-Man – Classificação Livre.

Como escolher um jogo educativo?

O momento de escolher qual jogo será o mais interessante para a criança é um desafio, ainda mais devido às opções variadas que o mercado oferece. Uma dica é escolher o jogo educativo certo para é levar em consideração a habilidade explorada e a afinidade com os gostos do pequeno ou da pequena. 

Ah, e lembre-se de conferir se o jogo educativo em questão é compatível com a idade da criança. Apesar da Classificação Livre, é provável que alguém de 10 anos não se interesse por “ABC para crianças”, que é um app voltado para a alfabetização.

Como os jogos educativos ajudam no  aprendizado das crianças?

Em linhas gerais, os jogos educativos testam e treinam a memória, o português, a habilidade de raciocínio lógico, o cálculo de operações matemáticas simples e a criatividade. Alguns jogos semelhantes ao Pac-Man ajudam na geolocalização, também conhecida como a capacidade de se localizar em um determinado espaço.

Além disso, os jogos educativos podem ajudar na concentração durante a realização da atividade. Gostou do conteúdo? Deixe a sua opinião nos comentários!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos