Os melhores jogos da Eletronic Arts

Os melhores jogos da Eletronic Arts

Renan Renan 06 maio 2022

A Eletronic Arts, ou EA Games, é uma das mais populares empresas no ramo dos jogos. Com sua principal sede em Redwood City, Califórnia, ela foi fundada em 28 de maio de 1982, por Trip Hawkins. A empresa foi uma das pioneiras em desenvolver jogos casuais para computadores domésticos. Todavia, seu primeiro game foi para o console Atari 800. A “missão” da EA, segundo a empresa, é de “inspirar o mundo através de jogos”.

A Eletronic Arts cresceu cada vez mais na indústria e, atualmente, ocupa a sétima posição nesse mesmo ranking, com o seu valor de mercado sendo aproximadamente US$ 38,7 bilhões. Muito do sucesso da EA é dado pelos seus famosos jogos, que marcaram gerações. Pensando nisso, o Tudo Games preparou uma lista com os principais sucessos, dentre os melhores jogos da Eletronic Arts. Conheça, ou relembre, os principais hits que fizeram a empresa crescer tanto no mercado.

Navegue pelos tópicos:

Battlefield /Eletronic Arts
Battlefield /Eletronic Arts

Battlefield

Sem dúvidas, uma das maiores franquias da Eletronic Arts é a saga Battlefield. Ao todo, já tivemos 16 jogos da série, além de 18 expansões para alguns dos games. O primeiro foi Battlefield 1942, lançado em setembro de 2002, onde o jogo era disponível para Windows e Xbox. O game teve seu sucesso, mas é lembrado principalmente por marcar o início da franquia.  

Os jogos de Battlefield passaram a se destacar por aplicar um extremo realismo extremo, com excelentes gráficos, jogabilidade dinâmica, cenários destrutivos e combates frenéticos.

Os melhores

Battlefield 3, apesar do nome, foi o 11º jogo da saga, lançado em outubro de 2011 e é até hoje um dos mais queridos. O game estava disponível para Windows, PlayStation 3 e Xbox 360. O seu sucessor, Battlefield 4, lançado em outubro de 2013 para as mesmas plataformas, além de Playstation 4 e Xbox One, também é considerado pelos fãs um dos mais marcantes da série, sendo extremamente jogado até hoje.

Os últimos games da franquia, Battlefield 1, Battlefield V e Battlefield 2042, dividem opiniões entre os fãs. Os dois primeiros retratam, respectivamente, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, temática que os gamers não costumam apreciar. Mas, no geral, BF1 e BFV são bons jogos. Por outro lado, Battlefield 2042, lançado em novembro de 2021, já é considerado um dos maiores fracassos de toda a saga, com diversos defeitos e poucos pontos positivos para se lembrar.

FIFA

Também conhecido como FIFA Football ou FIFA Soccer, a saga é também uma das maiores da EA. O primeiro game, FIFA International Soccer foi lançado em outubro de 1993, dando início à uma das séries de maior sucesso no mundo dos games. Todos os jogos tiveram certa popularidade em seus anos de lançamento, nas mais diversas plataformas que estavam disponíveis.

Os jogos de futebol ficaram cada vez mais realistas, acompanhando as tecnologias aprimoradas nos consoles e computadores, o que fizeram a popularidade aumentar cada vez mais. A chamada “geração do PlayStation 2” teve grandes sucessos, incluindo games da saga FIFA. Todavia, a partir do FIFA 06, lançado em outubro de 2005, tivemos um crescimento exponencial da franquia, acompanhado a nova geração de consoles, com PlayStation 3 e Xbox 360.

O mais recente

O último título da franquia é FIFA 22, lançado em outubro de 2021, está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One, Google Stadia e PC. O jogo é um enorme sucesso, com diversos modos e o número de jogadores é altíssimo. Os destaques vão para as partidas online, sobretudo do modo “Ultimate Team” e “Pro Clubs”.

Ademais, ainda é válido lembrar que a franquia conta com títulos adaptados, como o FIFA Mobile, disponível para Smartphones, altamente popular.

The Sims

A saga The Sims é outra que tem o coração de milhares de fãs ao redor do mundo. Os jogos são do gênero simulação, e criam uma realidade paralela onde o jogador pode controlar diversos personagens. A ideia principal, praticada pela maioria dos jogadores, é criar um “Sim” que se pareça com você, e viver a vida virtual do personagem.

O primeiro jogo da série é “The Sims” lançado em fevereiro de 2000. O jogo está disponível para macOS, Windows, Linux, PlayStation 2, GameCube, Nintendo DS e Xbox. O seu sucessor “The Sims 2”, é um dos mais queridos entre os fãs. Lançado em setembro de 2004, o jogo estava disponível para as mesmas plataformas.

O mais recente

O último game da saga é “The Sims 4”, e é um dos mais completos, provavelmente o melhor. Lançado em setembro de 2014, o jogo está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows e Mac OS. Apesar de ter quase 8 anos de existência, ainda é extremamente popular, sobretudo devido às expansões, que adicionam diversos conteúdos no game e são regularmente lançadas.

The Sims também conta com games adaptados para plataformas mobile, como o “The Sims Mobile” e “The Sims FreePlay”, disponíveis para Android e iOS.

SimCity

SimCity é outra saga das maiores da EA, que serviu de inspiração para criação de The Sims. A similaridade no nome não é por acaso, afinal, o termo “Sim” em ambos os títulos se refere a “Simulation” ou “Simulação”. Em SimCity, ao invés de simulara vida de outros personagens, você é responsável pela administração de uma cidade. Você deve construir e gerenciar todo um universo, proporcionando qualidade de vida aos moradores virtuais, que são chamados de “Sims”.

O primeiro game da série é “SimCity”, lançado em 1989, para diversas plataformas, sendo as principais Windows, Linux, Super Nintendo, e Game Boy Advance. Seu sucessor, “SimCity” 2000, lançado em 1994, introduzia os gráficos 3D à franquia, e é sempre bem lembrado.

O melhor

Porém, o que é considerado o melhor game da série, leva o mesmo nome do primeiro jogo. “SimCity”, lançado em março de 2013, é considerado um recomeço na franquia, e seu sucesso é gigante. O game está disponível para Windows e macOS.

Ademais, a franquia também conta com games para celular, sendo “SimCity BuildIt” o maior sucesso, um excelente game para Android e iOS.

Need for Speed

A última série de jogos que aparecerá em nossa lista é a dos populares games de corrida, Need For Speed. O primeiro game é “The Need for Speed”, lançado em agosto de 1994 para diversas plataformas, sendo as principais: Windows, PlayStation, DOS, Sega Saturn.

A saga conta com 24 títulos, todos com funcionamento parecido. Os jogos consistem em obter diferentes carros e vencer corridas, em circuitos fechados ou pela cidade. Muitos games ainda contam com perseguição policial, devido às corridas praticadas serem ilegais no universo do game.

Dentre os títulos mais famosos, temos o “Need for Speed: Underground 2”, lançado em novembro de 2004. O jogo foi sucesso, principalmente. no PlayStation 2, sendo um dos marcos do console. ”Need for Speed: Hot Pursuit” (2010) e “Need for Speed: Most Wanted” (2012) também são títulos lembrados com carinho pelos fãs da série.

O game mais recente é “Need for Speed Heat”, lançado em outubro de 2019 para PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows.

O sucesso da saga é tanto, que o game também conta com versões adaptadas para mobile, além de um filme. “Need for Speed” é um filme de ação e drama, lançado em 2014, bem recebido por boa parte da crítica. A obra é estrelada por Aaron Paul, que protagonizou Breaking Bad, série de enorme sucesso, que terminou um ano antes.

Apex Legends

Apex Legends é um jogo do gênero battle royale, desenvolvido pela “Respawn Entertainment”, mas publicado inteiramente pela Eletronic Arts. O jogo foi lançado em fevereiro de 2019, para Windows, PlayStation 4 e Xbox One. Em março de 2021 o game ainda ganhou uma versão para Nintendo Switch. Ademais, há planos para o lançamento de “Apex Legends Mobile”, para celulares, mas sem previsão de data.

O funcionamento do jogo é similar a outros do seu gênero, diversos jogadores são jogados em uma ilha e devem coletar armas e equipamentos para derrotar os adversários e se tornarem os únicos sobreviventes. Em Apex, há um destaque para a dinâmica, com movimentações rápidas e armas velozes que proporcionam combates frenéticos. É possível jogar em equipes de até três pessoas.

O game é destaque extremamente positivo, estando entre os mais jogados de battle royale. No ano de seu lançamento, Apex Legends recebeu diversos prêmios, dentre eles, o de “Melhor Jogo Multiplayer” pela “The Game Awards 2019”.

It Takes Two

Por fim, finalizamos a lista com esse que foi uma surpresa na indústria dos games. Desenvolvido pela “Hazelight Studios”, foi publicado pela “Electronic Arts” carregando o selo de “EA Originals”, exclusividade da empresa. O jogo foi lançado em março de 2021 e, no mesmo ano, ganhou um dos prêmios mais importantes para um videogame. Foi considerado o “Jogo do Ano” ou “Game of the Year” pela “The Game Awards 2021”. É possível jogar o game no PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e no Windows.

Trata-se de um game de ação e aventura, que precisa de dois jogadores para ser jogado, como sugere o seu título. Seja em multiplayer local ou online a distância, a maior parte do game conta com uma tela dividida. A dinâmica é bem interessante e os dois jogadores devem se ajudar o tempo todo, realizando tarefas simultâneas para vencer desafios. Há diversos combates e quebra-cabeças, que dependem das duas pessoas que jogam simultaneamente. Ademais, o enredo narrado pelo game é muito interessante e conta uma história com algumas camadas de profundidade e assuntos sérios. Por fim, é válido citar que o jogo é extremamente divertido.

Esses títulos são alguns dos principais e melhores jogos já desenvolvidos ou publicados pela Eletronic Arts. Sem dúvidas, a EA é uma das principais empresas da indústria dos games e os jogadores ficam sempre no aguardo, seja de novos títulos das consagradas franquias ou novidades independentes.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos