Os melhores jogos com narrativas interativas

Os melhores jogos com narrativas interativas

Renan Renan 15 jul 2022

Os videogames se tornaram uma das principais formas de mídia, de maneira geral. Hoje, é extremamente comum utilizarmos os games como maneira de entretenimento, mas isso você provavelmente já sabe. Talvez o que você não saiba é que os jogos, cada vez mais, deixam de ser apenas uma forma de se divertir. Há a tentativa de envolver os jogadores com narrativas verdadeiramente emocionantes em vários grandes games.

Além disso, um estilo de jogo que se tornou cada vez mais comum são os chamados de “escolhas importam”, ou seja, jogos em que as suas decisões mudam o desenrolar da história. É pensando nisso que o TudoGames preparou esse artigo para você, acompanhe para conhecer os melhores jogos com narrativas interativas do mercado.

Sem mais delongas, navegue:

Casal jogando
Casal jogando

Life is Strange

Life is Strange atualmente é uma franquia de jogos eletrônicos, classificados como “aventura gráfica”, publicada pela Square Enix. Atualmente, temos 4 jogos que levam o nome da série, além de dois “spin offs” que se passam no mesmo universo.

Life is Strange

O primeiro game, de mesmo nome da franquia, foi lançado em 2015. Dividido em 5 episódios, o primeiro foi liberado ao publico em janeiro do ano de lançamento. Os episódios seguintes foram lançados um por mês, até o jogo estar finalizado. O primeiro game é desenvolvido pela Dontnod Entertainment.

No jogo, controlamos Max, uma estudante que descobre ter poderes sobrenaturais, relacionados a controle do tempo. A história se desenvolve ao redor de Max, seus poderes e problemas relacionados a melhor amiga da personagem, Chloe. Em diversos momentos o jogo apresenta opções distintas sobre como lidar com as situações apresentadas. As nossas escolhas moldam os acontecimentos na jogatina, podendo afetar drasticamente a história.

“This action will have consequences” ou “Essa ação terá consequências” é uma frase mostrada em diversos momentos da jogatina, logo após fazermos algumas escolhas.

Atualmente, após diversas adaptações, é possível jogar Life is Strange no Android, iOS, PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.

Life is Strange: Before The Storm

O segundo game lançado na franquia narra os acontecimentos 3 anos antes do primeiro. Nele, controlamos Chloe, coadjuvante do primeiro game. O jogo é bem diferente, afinal, a protagonista aqui não possui poderes sobrenaturais. Além disso, não é possível ter consequências tão relevantes, já que o jogo é um prólogo e não pode evitar os acontecimentos do primeiro game.

Ainda assim, nossas escolhas causam diversas mudanças ao decorrer da história, que podem gerar narrativas diferentes. A mensagem que indica as consequências das ações também está presente aqui, como em toda a franquia.

Life is Strange: Before The Storm também é publicado pela Square Enix, porém, foi desenvolvido pela Deck Nine. Lançado em 2017, também em formato de episódios, o jogo está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Android, PC e Google Stadia.

Life is Strange 2

Life is Strange 2 é o terceiro game da franquia e narra uma história totalmente nova, apesar de ocorrer no mesmo universo dos anteriores. Aqui, acompanhamos a vida de Sean Diaz e seu irmão mais novo Daniel, que precisam fugir de casa após um gigantesco problema. Ao longo da jornada, descobriremos que Daniel têm poderes de telepatia e decisões importantes devem ser tomadas.

Aqui, o diferencial é que controlamos Sean, o personagem sem poderes e nossas ações influenciam Daniel e moldam o seu caráter. Tudo o que fazemos se acumula e pode ter consequências no final da história. Ao todo, temos 4 possíveis finais para a narrativa, cada um pautado em escolhas diferentes que possuímos ao decorrer da jogatina.

Life is Strange 2 voltou a ter desenvolvimento da Dontnod Entertainment, também lançado em episódios, o jogo chegou ao mercado entre o final de 2018 e início de 2019. O game está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Life is Strange: True Colors

O terceiro game da franquia deixou de ter os números indicando a sequência. Com desenvolvimento da Deck Nine, o jogo foi lançado em agosto de 2021, também em episódios. Sendo o primeiro da saga disponível na nova geração de consoles, é possível jogá-lo no Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series X, Microsoft PC e Google Stadia.

Em Life is Strange: True Colors acompanhamos a vida de Alex Chen, uma jovem com poderes psíquicos de empatia. Alex é capaz de perceber e absorver a emoção de todos com quem conversa. Após um acidente trágico envolvendo seu amado irmão, a história se desenrola, com muita ação e mistério.

Como todos os games na lista, nossas ações determinam diferentes resultados na trama. Também há diferentes finais para a narrativa, dependendo das nossas escolhas.

Outro fato interessante é que junto com o lançamento do terceiro game, a Square Enix trouxe os dois primeiros títulos de volta, em versões com gráficos aprimorados. O chamado “Life is Strange: Remastered Colection” traz os sucessos Life Is Strange e Life Is Strange: Before the Storm para novas plataformas, em versões esteticamente mais bonitas.

Heavy Rain

Heavy Rain é um jogo classificado como “drama interativo de ação e aventura”. Desenvolvido pela Quantic Dream, o jogo foi publicado pela Sony em 2010, como um exclusivo do console da empresa, o PlayStation 3. Atualmente, Heavy Rain também pode ser jogado no PlayStation 4 e em computadores com Windows.

Com uma narrativa extremamente imersiva, o jogo nos envolve o tempo todo, à medida que narra uma história tensa, dramática e cheia de mistérios. Ao todo, controlamos 4 personagens de maneira alternada no game, o que faz a história contar diferentes pontos de vista.

A grande maioria das escolhas afeta os resultados, gerando possibilidades diferentes ao final da história. Em Heavy Rain, é possível que alguns dos personagens encontrem fins extremamente trágicos e irreversíveis, a não ser que você jogue tudo novamente. Portanto, tome cuidado com as escolhas mais arriscadas.

Com certeza, é um dos títulos mais imersivos e interessantes da nossa lista.

Until Dawn

Desenvolvido pela Supermassive Games e publicado pela Sony, Until Dawn foi lançado em Agosto de 2015 como um exclusivo de PlayStation 4. Até hoje, o console da Sony é o único onde podemos executar o game.

Classificado como um jogo de aventura, sobrevivência e terror, o game é projetado para ser jogado várias vezes. Isso porque as variações de resultados são muitas e a totalidade da história é curta, cerca de 9 horas de jogatina. Ao decorrer da trama o jogador se depara com diversas escolhas difíceis, que colocam em jogo questões éticas e morais.

Esse é outro motivo que faz os jogadores quererem repetir a gameplay, para ver quais as consequências de atos um tanto quanto questionáveis. Se você costuma se assustar com facilidade, fique atento, mas se deseja uma história repleta de drama e suspense, Until Dawn pode ser uma ótima escolha.

Detroit: Become Human

Detroit: Become Human é outro gigantesco sucesso, de empresas já citadas anteriormente. Lançado em 2018, o jogo é desenvolvido pela Quantic Dream, a mesma criadora de Heavy Rain. A publicação é de responsabilidade da Sony, que aparece com frequência na publicação. Atualmente, é possível jogar o game no PlayStation 4 e no Windows.

O jogo mostra um futuro em que a tecnologia avançou a ponto de criar robôs humanoides totalmente funcionais. Eles vivem junto aos humanos, de maneira colaborativa, como preveem diversas obras da ficção. Durante a jogatina nós controlamos 3 desses androides, em contextos totalmente diferentes.

Eventualmente, as histórias dos três personagens se cruzam e os resultados disso dependem de todas as nossas ações. Talvez esse seja o jogo da lista com mais possibilidades diferentes, não só no aspecto geral, mas nas pequenas escolhas.

O game é dividido em cenários e ao final de cada um são mostrados os diferentes caminhos que poderíamos ter seguido. Os resultados em si são ocultos, o que gera a curiosidade e a vontade de jogar novamente cada cena.

Ademais, a narrativa é extremamente envolvente e emocionante, tornando o game um dos melhores da lista.

Jogos da Telltale Games

Por fim, citaremos alguns games, da mesma empresa, que seguem a proposta de criar narrativas interativas. A Telltale Games é uma desenvolvedora de jogos fundada em 2004, nos EUA. Seus maiores sucessos são de datas bem mais recentes e giram em tornos de histórias populares, de filmes e séries de TV.

O próprio nome da empresa pode sugerir a proposta dos jogos, afinal, se traduzirmos a expressão “tell a tale”, temos “contar uma história”. Os jogos têm todos um funcionamento parecido. Com gráficos estilizados em desenho, narrativas popularmente conhecidas são contadas com diferenças com relação as obras originais.

Principais games

As nossas escolhas todas podem influenciar nos resultados, gerando finais felizes ou trágicos em todos os games. Confira uma lista com os maiores sucessos da Telltale:

  • Sam & Max;
  • Homestar Runner;
  • Monkey Island;
  • Back to the Future;
  • The Walking Dead;
  • Game of Thrones;
  • The Wolf Among Us;
  • Tales From The Borderlands;
  • Jurassic Park;
  • Minecraft: Story Mode;
  • Batman: A Telltale Game Series.

Com Certeza, os jogos são uma excelente opção, com histórias e personagens já conhecidos por muitos, proporcionam uma experiência imersiva e interativa em universos populares.

Sem dúvidas, esses títulos são os melhores quando o assunto são narrativas interativas. Ao jogar qualquer um dos jogos aqui listados, tenha em mente que as escolhas importam e geram resultados diferentes.

Mantenha-se conectado com o TudoGames para mais listagens incríveis, de diferentes títulos e categorias.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos