Os maiores títulos dos fliperamas

Os maiores títulos dos fliperamas

Renan Renan 02 set 2022

As máquinas de fliperamas, também chamadas de “arcade”, foram um grande sucesso, principalmente, entre os anos 80 e 90. Se você era criança ou jovem durante esse período, é provável que já tenha se divertido em algum desses dispositivos. Em resumo, os fliperamas são grandes aparelhos eletrônicos que contém jogos de videogame. Essas máquinas eram dispostas em estabelecimentos que cobravam pelas fichas, utilizadas para fazê-las funcionar por um certo período.

À medida que a indústria dos jogos cresceu e a tecnologia evoluiu, os fliperamas caíram em desuso. Os jogos, que tinham um funcionamento simples, passaram a ser executados em consoles, que poderiam ser jogados em casa. Atualmente, o termo “arcade” é usado para categorizar jogos mais simples, e muitos títulos clássicos dos fliperamas podem ser executados até mesmo em celulares.

Dito isso, o TudoGames preparou essa lista nostálgica para você que viveu a era de ouro dos fliperamas. Vamos relembrar juntos os maiores títulos desse período?

Navegue pelos tópicos:

Os clássicos dos fliperamas
Sessão nostalgia: relembre os principais e mais populares títulos dos fliperamas

Os principais jogos

Iniciaremos listando alguns dos maiores sucessos dos arcades. Muitos jogos nasceram nas máquinas e receberam versões para consoles no futuro. Já outros, por sua vez, seguiram o caminho inverso, sendo lançados para algum console e ganhando popularidade no fliperama. Siga a lista.

Pac-Man

É impossível falar de clássicos do arcade sem lembrar de um dos maiores de todos os tempos: Pac-Man. Talvez o jogo seja um dos videogames mais populares de todos os tempos, recebendo inúmeras versões, de gêneros e plataformas variadas. Para você ter noção do quão clássico é o game, ao digitar “Pac-Man” na pesquisa do Google, você pode jogar uma versão do jogo direto em seu navegador.

O primeiro Pac-Man foi lançado no dia 22 de maio de 1980, voltado justamente para máquinas de fliperama. O idealizador e criador foi Toru Iwatani, que era design da produtora de jogos Namco. Toru queria um game diferente dos “Shoot ‘em ups”, como “Space Invaders”, que eram tão populares na época.

O funcionamento do game você provavelmente já conhece. Afinal é um tanto quanto simples, ainda que não deixe de ser divertido e desafiador. O jogador controla o Pac-Man, que deve devorar todas as bolas dispostas pelo mapa e evitar os fantasmas. Ao comer algumas versões especiais dessas esferas, o personagem se torna mais poderoso e pode derrotar os inimigos.

São inúmeros os relançamentos de versões diferentes do game. Isso porque o personagem se tornou tão icônico que já se tornou parte da cultural pop, aparecendo em filmes, séries e outros jogos. Um dos exemplos mais populares, é o filme “Pixels”, de 2015, com Adam Sandler.

Space Invaders

Space Invaders é um título lançado originalmente em 1978. O game foi desenvolvido pela “Taito Corporation” e posteriormente licenciado pela “Midway Games”, que lançou o título para os arcades. Como falamos anteriormente, o jogo pertence ao gênero “Shoot ‘em up”, que se traduz em algo como “Atire neles”.

É bem provável que você tenha jogado Space Invaders, seja o original ou alguma de suas inúmeras releituras. Nele, resumidamente, o jogador controla uma nave espacial, devendo destruir diversas outras que estão tentando invadir o mundo para vencer. Conforme destrói as naves inimigas, o jogador progride pelos níveis e coleta itens que lhe deixam mais forte.

Ao ter a sua nave destruída, o jogo contabiliza o total de pontos feitos e o classifica comparando com outras campanhas. Sendo assim, o game era sucesso nos fliperamas, afinal, os jogadores tentavam sempre superar o recorde de pontos dos amigos.

O jogo foi inspirado por outras obras de ficção que retratavam conflitos espaciais, como Star Wars e A Guerra dos Mundos. Posteriormente, outros games buscaram influência em Space Invaders, como “Asteroids”, outro clássico dos fliperamas.

Metal Slug

Metal Slug se tornou uma popular série de jogos de tiro do gênero plataforma “run and gun”, ou seja, “corra e atire”. Os games, em sua maioria desenvolvidos pela SNK, tiveram sua origem nos fliperamas.

O primeiro título é “Metal Slug: Super Vehicle – 001”, de 1996. “Metal Slug 2: Super Vehicle – 001/II”, de 1998, também teve seu auge nas máquinas arcade. Ambos os jogos foram desenvolvidos pela D4 Enterprise.

Um dos mais populares da franquia, que você pode ter jogado em algum fliperama no Brasil, é Metal Slug X, de 1999, desenvolvido pela Agetec.

Todos os jogos da série seguem um formato parecido, onde controlamos militares que lutam contra o “exército do general Morden”, além de forças alienígenas. Você progride por diferentes níveis, coletando armas e itens que deixam seu personagem mais forte. Metal Slug se destaca pelo ritmo frenético e divertido de suas partidas. Entretanto, não deixa de ser também desafiador, já que possui um nível considerável de dificuldade.

The King of Fighters

Agora veremos uma sequência de três games de um gênero que era sucesso absoluto nos fliperamas: luta. O primeiro é “The King of Fighters”, conhecido pela abreviação “TKOF” ou apenas “KOF”. O primeiro título da saga, que viria a se tornar gigante, é The King of Fighters ’94, lançado para arcades em 1994.

A franquia ganhou um novo título em praticamente todos os anos seguintes: tivemos TKOF 95, 96, 97, 98, 99, 2000, e aí por diante. Além disso, à medida que os novos jogos eram lançados, eles ganhavam versões para os consoles caseiros. Mesmo assim, podemos dizer que foi nos arcades que o auge de The King Of Fighters foi vivido.

Alguns dos preferidos dos fãs, inclusive dos brasileiros, são: The King of Fighters ’97 e The King of Fighters ’98. Quanto à jogabilidade, o funcionamento dos games é semelhante ao de todos jogos de luta. Ou seja, dois jogadores se enfrentam selecionando personagens que possuem habilidades diferentes. A rivalidade gerada entre os dois gamers é possivelmente a principal responsável pela popularidade dos jogos, afinal, a competição sempre foi muito estimulante.

A franquia, criada, desenvolvida e publicada pela SNK, segue viva até hoje. Caso queira conferir o jogo mais recente da série, procure por The King of Fighters XV, lançado em fevereiro de 2022 para PS4, PS5, Xbox Series X/S e PC.

Street Fighter

Street Fighter foi outra saga que cresceu de maneira absurda com o passar do tempo. A criação da Capcom teve origem em 1987, sendo uma das pioneiras nos jogos de luta. Porém, “Street Fighter” não teve tanto impacto em sua origem. Podemos dizer que o segundo jogo da saga, Street Fighter II, de 1991, foi o primeiro grande sucesso da franquia.

O game fez com que o gênero de luta se tornasse um dos preferidos dos jogadores de fliperama, pelos motivos que citamos no tópico anterior. Atualmente, o sucesso de Street Fighter é incontestável, e o game tem várias versões em diversas plataformas. Além de contar também com filmes e outras obras que se inspiram no universo criado pela Capcom.

Além disso, podemos dizer que Street Fighter serviu de inspiração para muitos outros jogos de luta, inclusive o The King of Fighters, citado anteriormente. Há games de crossover, onde os personagens dos jogos se enfrentam no mesmo título, como “SNK vs. Capcom: Match of the Millennium”, de 1999 e “SVC Chaos: SNK vs. Capcom”, de 2003.

Um dos games mais clássicos da lista, o último jogo da franquia foi Street Fighter V, de 2016. Entretanto, a Capcom já anunciou oficialmente o próximo game, Street Fighter 6, que deve chegar ao mercado entre 2022 e 2023.

Mortal Kombat

Para fechar a trilogia de jogos de luta, temos uma saga que você muito provavelmente conhece: Mortal Kombat, ou MK. O primeiro jogo, de produção da Acclaim Entertainment e publicação da Midway Games, foi lançado no ano de 1992 para fliperamas. O jogo tinha uma inspiração nos títulos de luta que surgiam, principalmente “Street Fighter”, mas apresentava uma proposta diferente: era muito mais violento, e sangrento.

Por esse motivo, o game chamava muita atenção, sendo adorado principalmente entre adolescentes e jovens. Além disso, os personagens possuíam um visual mais sombrio, que era acompanhado pelas ambientações dos níveis e trilha sonora.

Mortal Kombat II também foi lançado inicialmente nos arcades, aumentando a popularidade do que viria se tornar uma série gigantesca. O terceiro jogo, lançado em 1995, foi um dos mais populares, e já contava com versões para os consoles caseiros, como Super Nintendo e Mega Drive.

Além dos diversos títulos produzidos ao longo dos anos, a série também foi inspiração para filmes. O mais recente deles lançado em 2021. Quanto aos games, o último lançamento foi Mortal Kombat 11, em 2019, para PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e PC. Já há rumores sobre o MK12, que deverá ser lançado nos próximos anos.

Cruis’n USA

Para fechar a nossa lista, vamos falar de Cruis’n USA, desenvolvido e publicado pela Midway Games. O jogo de corrida foi lançado em 1994 para os fliperamas e se tornou referência para sua categoria, disputando com outros sucessos, como Daytona USA, da Sega. Inclusive, podemos dizer que ambos os games poderiam ocupar tranquilamente a mesma posição em nossa listagem.

Cruis’n USA foi o nosso escolhido principalmente pelo sucesso absoluto que teve no futuro, quando foi relançado pela Nintendo para o seu console Nintendo 64, em 1998. No game, você pode escolher entre 4 veículos, competindo em várias corridas por todo o território estadunidense.

Para os amantes de velocidade, Cruis’n USA era diversão garantida! É possível dizer que o game foi um dos primeiros do gênero e, portanto, serviu de inspiração para diversos outros títulos dessa categoria, que possui muitos fãs.

Maneiras de jogar jogos antigos hoje

Algum dos títulos despertou em você lembranças nostálgicas? Deu vontade de jogar? Saiba que, atualmente, é relativamente fácil jogar alguns títulos de fliperamas em diversas plataformas. Confira algumas das principais opções abaixo:

Piepacker

Já falamos sobre essa popular plataforma aqui no TudoGames anteriormente. O Piepacker é uma das principais maneiras de usufruir de jogos retrô. Recentemente, a plataforma mudou de nome através de uma parceria, migrando para o “jam.gg”. Para jogar, basta acessar o site em um navegador. Todavia, por enquanto, o serviço só é compatível com o Google Chrome.

Dentre os títulos que citamos, no jam.gg você encontra Metal Slug, Pac-Man, Asteroids e The King of Fighters. Ainda há diversos outros games clássicos, de consoles antigos e fliperamas para você conhecer ou relembrar.

Sega Forever

O Sega Forever é uma iniciativa da empresa japonesa Sega, que lança alguns dos maiores clássicos da companhia para dispositivos mobile, Android e iOS. Afinal, jogos como Taxi Driver, Sonic the Hedgehog, Altered Beast e Streets of Rage podem ser encontrados nas lojas de app dos celulares. Ainda que nenhum desses games tenham aparecido na listagem dos jogos de fliperama, muitos deles foram grandes clássicos das máquinas de arcade.

Versões diversas

Além das plataformas para executar jogos antigos, a grande maioria dos games, principalmente os de maior sucesso, receberam novas versões para plataformas diversas. O PC é uma das principais maneiras já que, ao pesquisar os games nas lojas como “Steam” e “Epic Games”, você encontrará vários dos clássicos. Além disso, há relançamentos para consoles atuais de muitos desses jogos. Portanto, se você procura um título específico, pesquise sobre as versões atuais.

Essa foi a nossa coletânea de alguns dos maiores sucessos arcade, além de algumas das melhores opções para você que quer jogar games clássicos hoje. Mantenha-se conectado conosco para mais postagens completas sobre variados assuntos do mundo dos jogos!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos