Os games podem aproximar os casais? Descubra como

Os games podem aproximar os casais? Descubra como

Renan Renan 18 mar 2022

Os games estão, sem dúvidas, entre os mais populares hobbies atualmente. O número de pessoas, tanto homens quanto mulheres, que passaram a usar o seu tempo livre para se aventurar e divertir nos jogos, aumenta constantemente. Mas, será que os games podem fazer parte dos passatempos que os casais fazem juntos? Já adiantamos que, na maior parte das vezes, a resposta dessa pergunta será positiva, e vamos entender os porquês.

Venha conosco nessa postagem do Tudo Games, e veja como os games podem aproximar os casais. Assim, você que adora jogos, pode se juntar à pessoa amada e serem “player 1” e “player 2”, em diversas aventuras virtuais.

Navegue pelos tópicos que preparamos:

Casal jogando
Casal jogando

Os games ajudam com a distância

Muitos casais têm que lidar com o problema de estarem distantes por boa parte do tempo. Isso tem vários “níveis”, desde aqueles que conseguem se encontrar pessoalmente todos os fins de semana, até os relacionamentos à distância, em que os encontros são realizados em períodos bem mais espaçados. Para lidar com a distância, é comum a frequente realização de chamadas, normalmente em vídeo, para conversar, relatar o cotidiano ou apenas manter companhia. E é aqui, ajudando com esse processo de manter contato, que os games podem apresentar um importante papel.

Jogar online é algo cada vez mais comum e, para os casais, pode ser uma atividade valiosa. Mantendo o hábito de estar em uma ligação, são diversas as opções de jogos em que o casal pode se encontrar e compartilhar uma jogatina. Sejam eles jogos competitivos ou cooperativos, jogados em um console, computador ou até mesmo no celular. O importante é a realização da atividade juntos.

Jogar os mais diversos jogos com o parceiro ou parceira, foge da possível monotonia de apenas conversar todos os dias. Um dos membros do casal pode não gostar muito de alguns tipos de games, o importante é sempre tentar achar algum no meio termo, que agrade a ambos e gere diversão.

Aumento da interação

Ao jogar jogos juntos, naturalmente há uma comunicação sobre os acontecimentos do game. Em jogos competitivos, ao jogar na mesma equipe, você deve coordenar com os companheiros qual a melhor estratégia para vencer, quais serão as suas ações, dentre outras coisas. No casal, isso não é diferente, além de comunicar tudo o que citamos, a intimidade que vocês naturalmente possuem, permite interações específicas. O jogador mais experiente do relacionamento pode dar dicas de jogabilidade ao parceiro, por exemplo, sem que ele encare isso negativamente, como muitas vezes ocorre com desconhecidos em jogos online. Elogiar o seu companheiro por uma jogada bem realizada, também pode ser mais adequado dentro do casal, feito de maneira mais carinhosa.

A interação também aumenta em jogos em que ocorre a competição de um membro do casal contra o outro. Porém, aqui, é importante tomar um certo cuidado, principalmente se estamos nos referindo à casais que levam todas as competições a sério. Se apenas um dos membros do casal for extremamente competitivo, daqueles que nunca aceitam a derrota, é melhor que o outro evite provocações, por exemplo. Se os dois são fissurados por vencer todas as competições, dobre o cuidado e prefira jogar os jogos cooperativos. Entre os casais que levam o jogo “na esportiva”, entendendo ser uma competição amigável, as interações durante os confrontos podem gerar muita diversão, incluindo leves provocações.

Games cooperativos

Sem dúvidas, os jogos cooperativos são os de maior sucesso entre casais. Trabalhar juntos com um objetivo em comum, que gera uma recompensa, faz com que a aproximação entre os parceiros aconteça naturalmente. Existem estudos, como o do jornal acadêmico “New Media & Society”, que mostram que familiares que jogam jogos cooperativos, têm uma melhor comunicação e uma maior proximidade. Esse fato também ocorre quando pensamos em um casal jogando junto.

Alguns dos melhores jogos para jogar em casal

Agora que você já sabe como os games podem aproximar pessoas em um relacionamento, nos acompanhe nessa breve lista com os melhores jogos para jogar com a pessoa amada.

It Takes Two

It Takes Two é um dos jogos de maior sucesso do ano de 2021, vencendo os principais prêmios, como o “GOTY” (Game Of The Year) da “The Gamer Awards”. Como o próprio nome do game diz, são necessárias duas pessoas para a jogatina. O game consiste em uma aventura por diversos cenários, e os jogadores devem realizar “puzzles” e atividades em cooperação para progredir. A todo momento, um depende do outro para ser possível concluir os níveis. Além disso, a história do game é muito bonita, e relata exatamente um casal, que passa por problemas no relacionamento e se vê obrigado a cooperar para que tudo dê certo. Jogar com a pessoa que você gosta pode ser uma experiência incrível.

Stardew Valley

Stardew Valley é um dos melhores jogos de RPG e simulação que está disponível no mercado. Nele, o jogador cria e gerencia uma fazenda, com o objetivo de prosperar nesse mundo simulado. É possível progredir obtendo melhores ferramentas, criar vários animais e plantar todos os tipos de vegetação. O jogo conta com a possibilidade de jogar online cooperativamente, o que pode ser um cenário bastante favorável à casais, que podem progredir juntos nessa simulação. Os personagens ainda podem interagir, trocando presentes e mensagens de afeto no jogo.

Uno

Uno é um popular jogo de cartas que você, muito provavelmente, já ouviu falar. O que talvez não saiba, é que ele está disponível em diversas plataformas digitais, como PC e smartphones. Para casais gamers mais casuais, o clássico game pode ser uma excelente opção para passar o tempo e competir, ou ainda, enfrentar adversários em partidas de duplas online.

Essas são apenas algumas sugestões de jogos, existem muitos outros que podem ser jogados em casal, seja online como um jogo de tabuleiro.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos