O que são games MOBA?

O que são games MOBA?

Lucas Lucas 09 jan 2022

Sejam os animados games de aventura e ação, ou os sombrios de suspense e terror, os jogos possuem muitos gêneros e possibilidades para todos os gamers por aí. Algumas pessoas vão preferir a calma de um RPG em turnos, enquanto outros, a ação dos jogos de tiro. Mas existe um que tem movimentado players há alguns anos, especialmente devido aos eSports: MOBA.

Esse gênero é famoso por alguns títulos em específico, mas sua popularidade há uns anos foi tão grande que várias desenvolvedoras de jogos tentaram explorar dessa sensação. Porém, poucos sobreviveram no mercado.

Confira mais o que são games MOBA e encontre o seu novo jogo favorito.

Jogos MOBA:

Amigo jogando Moba
Amigo jogando Moba

O que é MOBA?

Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) é a sigla para Arena de Batalha Multiplayer Online. São jogos onde os jogadores são normalmente divididos entre dois times de 5 e devem batalhar por algum objetivo em um espaço delimitado e simétrico, para manter a imparcialidade. O propósito é defender sua base, onde há um núcleo que ao ser destruído, garante a vitória do jogo. O primeiro título a ser considerado MOBA foi Aeon of Strife, um modo do jogo Starcraft.

Os jogos deste gênero oferecem um grande leque de personagens, cada um com habilidades e funções únicas. É dito que a partida já começa na seleção de campeões, pois a sinergia entre eles é de suma importância para a vitória.

Alguns títulos vão contar com itens, que podem ser comprados durante a partida e não duram até a próxima. Eles devem ser conseguidos com o ouro adquirido também durante o jogo, sem a possibilidade de haver influência externa. Além disso, eles podem impactar diretamente no decorrer do game, pois, há itens que funcionam melhor em certos campeões que em outros.

As partidas podem durar muito tempo ou serem muito rápidas, especialmente se houver muita diferença entre a experiência dos jogadores, o fator determinante entre vitória e derrota. Parece complicado, mas podemos garantir que uma vez que você comece, é difícil querer parar. Quem já disse “só mais cinco minutinhos”, vai começar a dizer “só mais uma partidinha”.

Principais jogos MOBA

Como dito antes, houve um tempo em que o mercado se saturou de jogos MOBA, com todo mundo apostando em se tornar o mais relevante do gênero. Porém, poucos sobreviveram e agora há apenas um punhado que pode ser considerado os melhores e principais dessa categoria. Confira quais são:

League of Legends

Atualmente, LoL é um dos mais populares jogos do mundo, alcançando números estratosféricos de players simultâneos. Tudo isso se atribui a diversos aspectos positivos que o game possui, dentre eles, as skins (customização de personagem) ricas em detalhes, personagens carismáticos e gameplay confortável.

Além disso, o seu sucesso e popularida é tão grande, que recentemente lançou a série animada Arcane na Netflix, se tornando a mais vista da história do streaming com apenas 9 episódios.

DotA 2

Apesar de não ser o mais jogado, ainda possui um grande público fiel, chegando até 700 mil jogadores online. Ele, na verdade, era um mod (modificações não-oficiais) de Warcraft 3. O jogo ficou tão famoso que acabou sendo lançado como um game próprio, e se consolidou como um dos maiores no mercado.

Na Netflix também há uma animação adaptando algumas histórias do jogo DotA: Dragon’s Blood, com 8 episódios.

DotA 2 está disponível na Steam gratuitamente.

Smite

Smite é um MOBA desenvolvido pela Hi-Rez com uma proposta bem diferente. O jogo é em terceira pessoa, com visão das costas. No game, é possível escolher entre os inúmeros deuses mitológicos, incluindo panteões como o chinês, maia, nórdico, japonês, entre outros. Recentemente também foi lançado um deus que não pertence a nenhum panteão, o Cthulhu, um dos personagens mais conhecidos das obras de H.P. Lovecraft.

O jogo já contou com dublagem em português no passado, mas por não ter sido um sucesso no Brasil, a publicadora decidiu remover o game do país, levando a dublagem embora. Entretanto, ainda é possível encontrar a tradução do texto.

É possível jogar Smite gratuitamente pela Steam.

Heroes of the Storm

Apesar de todas as polêmicas envolvendo sua desenvolvedora e publicadora, a Blizzard, HotS é um jogo com certa popularidade e uma base de fãs estável. Diferente dos citados anteriormente, ele não possui itens para fortalecer seu campeão individualmente. Ao contrário, as partidas são focadas nas capacidades do time, que dividem o mesmo nível e devem colaborar para conquistar os objetivos.

Em Heroes of the Storm, cada partida é diferente da anterior, porque o mapa e os objetivos mudam entre um leque definido no começo da temporada. Além disso, o game reúne os principais nomes da Blizzard. Personagens clássicos como Malfurion Tempesfúria (WoW), Diablo (série Diablo), Lúcio (Overwatch), Artanis (Starcraft), marcam presença no Nexus.

Jogos Moba precisam de conexão estável

Começar uma nova partida ou experiência em um jogo novo é sempre uma sensação estimulante. Mas por mais que seja divertir combater os inimigos no campo de batalha, enfrentar um bug ou uma conexão instável não é nada divertido. Para não passar por dor de cabeça com latências altas e perder aquela troca importante, contrate os planos do Melhores Ofertas para fazer parte do seu time. Conheça os melhores planos:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos