League of Legends: história do jogo e seu surgimento

League of Legends: história do jogo e seu surgimento

Flavio Flavio 25 nov 2019

O League of Lengends é hoje em dia um dos jogos mais conhecidos e jogados em todo o mundo. Entretanto, nem sempre foi assim para o querido “LoLzinho”. No post de hoje iremos contar um pouco mais sobre o famoso LoL, suas informações gerais e também sobre sua história e surgimento. Continue lendo para saber mais!

Receba Novidades

História do jogo League of Legends e seu surgimento

O League of Legends, ou “LoL”, em sua forma abreviada, é um jogo eletrônico que faz parte da categoria MOBA (multiplayer online battle arena). O jogo foi desenvolvido pela Riot Games para Windows e para Mac. É um jogo gratuito, que foi inspirado no modo Defense of the Ancients (Dota) do Warcraft 3: The Frozen Throne.

Apesar de hoje ser um grande fenômeno, é interessante saber que nem sempre foi um jogo tão conhecido assim. O seu começo foi marcado por certa simplicidade e gráficos medianos, mas logo foi atraindo desenvolvedores para sua constante evolução. Isso aconteceu porque a essência do jogo sempre foi muito valorizada, tanto que se mantém até hoje.

Riot Games

Em 2006 a Riot Games foi fundada em Los Angeles por dois amigos, que tinha como objetivo trazer jogos inovadores que fizessem parte da categoria multijogador. Entretanto, League of Legends começou o seu desenvolvimento um ano antes, em 2005. Seu lançamento ocorreu somente no dia 7 de outubro de 2008.

A fase beta do jogo estreou em abril e durou até o final de outubro do ano de 2009. League of Legends foi lançado para PC no dia seguinte do final da fase beta. Nesse lançamento, o jogo possuía dois modos de jogos: clássico (cinco contra cinco) em Summoner’s Rift e o Twisted Treeline (três contra três). Haviam também um total de 40 campeões.

Diferente do que encontramos hoje, o mapa do jogo possuía traços bastante cartunescos e coloridos, com batalhas bem menos violentas. A interface também era completamente diferente da atual, que foi remodelada um tempo depois do lançamento do jogo. Não havia muitas opções de adicionais, lojas, customização e aprimoramento dos talentos dos campeões. Tudo isso fazia com que o jogo se tornasse monótomo depois de um tempo.

Outro ponto é o contorno visual dos campeões que eram bem menos caprichados do que hoje em dia. O Master Yi, um dos campeões do jogo que permanecem até hoje, possuía pernas praticamente quadradas, com uma espada estranha e gigante para o seu corpo. Com o tempo, os personagens foram sendo melhorados na aparência.

Apesar de um começo complicado e cheio de mudanças, ele teve um bom recebimento do público, mas que só melhorou com o passar dos anos. O ano de 2012 foi um dos melhores para a Riot, pois nesse ano o LoL foi considerado o jogo de computador mais jogado em toda a Europa e América do Norte, em comparação aos números de horas sendo jogadas.

No total, foram 1.3 bilhões de horas logadas em um período de julho de 2011 até junho de 2012. Logo após, também ganhou o número 1 na Coreia do Sul. No começo de 2014 já tinham mais de 67 milhões de pessoas jogando LoL por mês. Sendo 27 milhões por dia! De acordo com dados, em 2011 o LoL tinha apenas 11 milhões de jogadores mensais. O jogo teve um crescimento súbito tanto de popularidade como de número de jogadores.

O jogo

Em resumo, League of Legends o objetivo é derrotar o inimigo. Os jogadores escolhem seus personagens, chamados de campeões. Existem mais de 210 opções de campeões para serem escolhidos, e cada um deles possui uma habilidade diferente.

Há alguns modos diferentes de jogo, sendo que o mais popular é o mais antigo, que é de cada time ter como objetivo chegar a Nexus da equipe adversária, uma construção que fica bem no meio da base inimiga, e destruí-la. As partidas nunca são iguais, pois cada campeão começa a partida fraco, e vai progredindo de acordo com o acúmulo de experiência que eles ganham durante o jogo.

Receba Novidades

Competições

A grande quantidade de jogadores e dinheiro envolvidos com o League of Legends fazem com que a comuidade seja bastante ativa e competitiva. Muitas pessoas tem ganhado a vida se tornando jogadores profissionais de LoL. Na Europa e América do Norte a Riot Games organiza o League of Legends Championship Series, que é um campeonato no qual vem 10 times profissionais de LoL de cada continente.

Há também competições menores, as regionais, que ocorrem por vários países do mundo, incluindo no próprio Brasil. Normalmente, essas competições regionais acabam levando os melhores times do mundo para uma grande competição: o League of Legends World Championship. Esse é o campeonato mundial do jogo que ocorre todos os anos, no qual o time vencedor ganha um enorme prêmio em dinheiro. Em 2014, esse campeonato teve o quinto maior prêmio de eSports de toda a história. Os vencedores ganharam um total de 2,3 milhões de dólares. Valor esse que só aumentou a cada ano do campeonato.

Campeonatos ainda menores ocorrem com frequência, fazendo com que os jogadores de eSports consigam um bom salário mensal. No Brasil, temos jogadores que ganham mais de 20 mil reais por mês, além de diversas formas de patrocínio. O que já foi hobby agora se tornou uma profissão almejada, desejo de muitos jovens mundo afora.

Se você gostou de saber mais sobre o jogo através desse resumo, deixe um comentário! Queremos produzir cada vez mais conteúdos sobre o Lolzinho, e sua opinião é muito importante para nós.

Obrigado pela leitura e até o próximo post!

Internet 4g para empresas é na Oi Empresas

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.