Equipamentos que todo gamer deve ter

Equipamentos que todo gamer deve ter

Renan Renan 11 mar 2022

Se você adora jogar os mais diversos games em seu PC, vai querer estar equipado com os melhores itens. E se deseja entrar nesse “universo dos jogos”, mas não sabe quais são os equipamentos essenciais para aproveitar ao máximo a sua jogatina, não se preocupe. Nós, do Tudo Games, separamos para você uma lista com os principais equipamentos que todo gamer precisa ter em seu setup, para melhorar o desempenho nos jogos.

Te mostraremos os principais itens para acompanhar o seu PC gamer, chamados periféricos, e também falaremos um pouco sobre o que um jogador que possui um console, vai querer ter em casa. Nos acompanhe com uma breve descrição de cada periférico e como eles interferem na sua jogatina.

Vá direto ao ponto:

Gamer
Gamer

Monitor

Iniciaremos nossa lista com um item que é necessário para qualquer PC de mesa, mas possui versões especiais que se destacam entre os gamers. Um monitor é vital para que você tenha todas as imagens geradas pelo computador, exibidas. Mas, um gamer, vai querer um monitor especial, voltado exatamente para o alto desempenho em jogos.

O que diferencia um “monitor gamer” de um convencional, é a taxa de atualização possível na tela. Os monitores comuns, assim como os televisores, normalmente possuem uma taxa de 60 Hz (Hertz). Isso significa que a imagem é atualizada 60 vezes por segundo. Pode parecer bastante, mas, para um alto desempenho nos jogos, não é. Quando se trata de games em que o jogador precisa ter o melhor tempo de resposta, como nos jogos de FPS, por exemplo, os monitores utilizados têm a partir de 144 Hz. Ao procurar por um “monitor gamer”, os mais comuns e acessíveis, possuem essa frequência, ou então,165 Hz. Porém, jogadores profissionais, principalmente de games FPS, utilizam monitores com taxas de atualização ainda maiores, como os de 240 e 360 Hz.

Outras características importantes para os monitores são: o seu tamanho, sendo os preferidos de até 29 polegadas, a resolução da tela, quanto mais, melhor, e o tempo de resposta às ações, com os melhores apresentando 1ms (milissegundo), ou até mesmo 0,5 ms.

Mouse e mousepad

Aqui, listaremos dois itens que se complementam diretamente: mouse e mousepad. Eles também são essenciais para qualquer PC de mesa, com o objetivo de controlar e selecionar as ações no computador. Mouses e mousepads gamers, irão apresentar características que os diferenciam, pois oferecem uma melhor experiência nos jogos.

Ao selecionar um mouse, você precisa ter em mente informações importantes, como o tamanho dele e o jogo que irá jogar. O tamanho deve ser proporcional à sua mão, afinal, alguns destes periféricos podem ser muito grandes, ou pequenos demais. Quanto ao tipo de jogo de sua preferência, o mouse correto pode proporcionar uma melhor experiência. Jogadores que irão focar em “MOBAs” ou “RPGs“, podem preferir por um periférico com vários botões laterais, para dedicar ações específicas dentro do jogo à eles. Enquanto que, aos gamers que irão se aventurar em jogos FPS, ou jogos de ação, é indicado um mouse mais leve, com sensores velozes e boa sensibilidade. Uma opção bastante procurada por jogadores que precisam movimentar com frequência e velocidade o equipamento, é um mouse wireless, ou sem fio. A ausência de um cabo faz com que o jogador não corra o risco do movimento ser atrapalhado.

Teclado

O terceiro item de nossa lista também é um daqueles essenciais para qualquer computador, pois, sem um teclado, é praticamente impossível navegar pela web. Para os gamers, possuir um bom teclado também faz muita diferença. Normalmente, os teclados mais procurados por jogadores são os chamados “mecânicos”. Um teclado mecânico possui uma estrutura diferente dos tradicionais, de membrana. Cada tecla, tem um “switch”, que seria um “botão” dedicado à ela. Isso faz com que o tempo de resposta seja praticamente nulo, dependendo da qualidade do “switch”. Outra característica que pode estar presente nesses periféricos, são teclas totalmente configuráveis, a fim de definir funções específicas dentro dos jogos. Essa opção pode ser mais aproveitada por jogadores de RPG e games táticos, que apresentam diversas ações complexas e simultâneas.

Headset

Um headset é um equipamento que consiste em uma estrutura de fone com microfone. Porém, ele não é essencial para qualquer PC, que pode possuir caixas de som, mas, com certeza, é uma excelente opção para gamers. Além de ouvir com maior clareza e qualidade os sons dentro do jogo, um headset é importante para a comunicação online, algo essencial em jogos táticos competitivos. Um fone de altíssima qualidade nos sons é bastante procurado, principalmente por jogadores de FPS, que precisam ouvir todas as movimentações do game com precisão. Outras características também são ressaltadas, como o tamanho do headset, o seu peso e o quão confortável ele fica na cabeça, para as longas horas de jogatina.

Se você não utiliza de comunicação, ou então possui um microfone externo, pode optar por um fone com qualidade ainda maior de áudio, como aqueles dedicados a produtores musicais. A ausência do microfone diminui o valor do periférico, permitindo que você busque uma qualidade ainda mais extrema no áudio que será ouvido.

Cadeira

Uma boa cadeira é item de extremo valor e importância, não só para gamers, mas para qualquer um que utiliza o computador por bastante tempo. As “cadeiras gamer” ganharam certa popularidade, por possuírem estruturas confortáveis, que permitem várias horas sentado sem maiores desconfortos. Porém, o aumento da popularidade também fez com que os valores dos produtos se elevassem. Uma opção que pode ser viável são as cadeiras de escritório, que podem ser tão confortáveis quanto, com um preço mais acessível.

O ideal para esse equipamento é que seja comprado pessoalmente, em um estabelecimento que seja possível testar o produto. Afinal, o conforto será extremamente variável dependendo da pessoa. Tenha em mente que a melhor cadeira é aquela que, além de confortável, permite que você fique com a postura correta, para evitar problemas físicos.

Outros equipamentos

Aqui faremos uma breve lista de itens que não são vitais, mas podem agradar os gamers.

Microfone

Já citado anteriormente, possuir um microfone externo é importante para os jogadores que desejam maior qualidade na comunicação. Seja para os jogos online ou para produzir conteúdo relacionado a esse universo, como vídeos e transmissões ao vivo. Além disso, possuir um microfone de alta qualidade permite que você economize ao comprar um novo fone, já que ele não precisara de excelente qualidade de som, o que diminui drasticamente o seu preço.

Webcam

Uma webcam também possui diversos usos em um PC, principalmente em âmbito profissional. Com o aumento das atividades home office, a câmera nos computadores passou a ser cada vez mais utilizada, para encontros e reuniões. Para os gamers, uma webcam também tem seu valor, principalmente relacionado à produção de conteúdo. Vídeos e “lives” que possuem o rosto do jogador, reagindo aos jogos e comentando, oferece maior interação com o público e são mais acessados, geralmente.

Controle

Um item popular no meio dos consoles, o controle, pode ser muito importante para um gamer de PC. Isso porque muitos jogos são mais agradáveis, ou possuem melhor desempenho, quando jogados com esses equipamentos. Exemplos fáceis de citar são os jogos de futebol, luta e corrida, que apresentam uma certa complexidade quando tentamos jogá-los com teclado e mouse. O controle torna a experiência, em alguns games, muito melhor de forma geral.

Mouse bungee

Um item que passa longe de ser essencial, mas tem o seu valor é o chamado “mouse bungee”. Um bungee é um item que servirá de complemento pra quem possui um mouse gamer com fio. Com ele, é possibilitado ao jogador prender o cabo do mouse, de uma maneira que ele não fique disposto sobre a mesa, ou passe de uma forma desordenada por trás dela. Isso irá impedir que o fio prenda durante as partidas ocasionando possíveis travas na movimentação do mouse.

Equipamentos para console

Se você é um gamer de console, ou seja, que joga seus jogos em um videogame, não é tão ampla a gama de itens que irá precisar.

É importante ter um bom televisor, ou monitor, para conseguir a melhor qualidade possível na imagem. Os consoles ainda não rodam os games com taxa de atualização maior do que 60Hz, portanto, um monitor gamer não será necessário. Foque em uma tela com o tamanho que melhor serve o seu setup, e uma boa resolução.

Um headset é essencial para comunicação em jogos online e, diversos modelos, têm suporte para os principais consoles.

Para os jogadores que irão focar em ter um altíssimo desempenho, em partidas competitivas, existem controles personalizados, para cada console, que irão proporcionar uma jogatina mais focada. Esses controles podem possuir características como um “joystick” mais leve, com melhor tempo de resposta, e botões mais confortáveis de se pressionar.

Uma cadeira pode ser muito bem aproveitada em um setup console gamer, afinal, trata-se de manter a melhor postura e ter conforto, durante a jogatina.

Ademais, destacamos que alguns jogos oferecem suporte à teclado e mouse, mesmo nos consoles. Os principais videogames possuem entrada USB e é possível plugar os periféricos e utilizá-los como em um PC. Porém, isso se aplica a jogos específicos, e não é amplamente utilizado por gamers em consoles.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos