Dicas para jogar Elden Ring

Dicas para jogar Elden Ring

Renan Renan 27 maio 2022

Você conhece Elden Ring? O último lançamento da gigantesca “FromSoftware”, publicado pela “Bandai”, chegou como um dos principais jogos para 2022. Seguindo a fórmula de sucessos anteriores, como “Dark Souls”, “Sekiro” e “Bloodborne”, Elden Ring é um dos principais RPGs atualmente presentes no mercado.

Para te ajudar a estar por dentro de tudo sobre esse grande sucesso, o TudoGames preparou esse artigo com preciosas dicas para jogar Elden Ring. Acompanhe nosso artigo para saber como começar bem no jogo, o que fazer para progredir de forma correta e o que é contraindicado.

Navegue pelos tópicos:

Elden Ring /Imagem oficial
Elden Ring /Imagem oficial

O jogo

Como dito anteriormente, Elden Ring é um jogo do gênero RPG, desenvolvido pela “FromSoftware” e publicado pela “Bandai Namco Entertainment”. Lançado no dia 25 de fevereiro de 2022, o jogo está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox One e Microsoft Windows.

O jogo chamou a atenção desde o anúncio de seu desenvolvimento, principalmente por ser criado pela mesma empresa que fez toda a série “Dark Souls”, adorada por crítica e jogadores. Além disso, Elden Ring chamou atenção por possuir George R. R. Martin colaborando com o desenvolvimento da história no game. Caso você não se lembre, George é o criador da série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que inspiraram o sucesso de televisão “Game of Thrones”.

A expectativa em Elden Ring sempre foi grande, tanto que o game venceu o prêmio de “Jogo Mais Aguardado” no “The Game Awards 2021”. A TGA é a mais conceituada premiação no mundo dos games. É possível dizer que as expectativas foram, em grande parte, cumpridas. A maioria das análises classifica o jogo positivamente, e os gamers o recomendam.

Para o site “Metacritic”, uma das principais fontes para a avaliação de jogos eletrônicos, o jogo recebeu 96 pontos, de 100 possíveis. Ademais, a mesma plataforma indica uma avaliação de 7.9 do público, de um máximo de 10.

Como todos os games da FromSoftware, Elden Ring se destaca por sua dificuldade. Os inimigos, chamados “bosses” ou “chefões” difíceis pretendem fazer com que você gaste horas falhando e repetindo os combates. Dito isso, vamos partir para a série de dicas que separamos para você.

Como começar bem

Por se tratar de um game RPG, muito do seu sucesso depende do progresso, e todo bom progresso depende dos primeiros passos. Logo, vamos com as dicas para começar bem em Elden Ring.

Crie bem o seu personagem

Como é comum em games RPG, em Elden Ring você também inicia criando o seu personagem. Aqui, é importante que você escolha uma classe em que as habilidades combinem com seu estilo de jogo. Se você é um jogador iniciante em RPGs, escolher um lançador de feitiços pode ser uma boa opção. Agora, se você jogou Dark Souls e está preparado, pode se identificar melhor com personagens das classes como a do guerreiro ou do herói.

Além disso, leia bem as descrições dos itens iniciais, eles são fundamentais para o começo do game. Um dos melhores e mais indicados pelos jogadores é a “semente dourada”, porém, vai depender da sua classe de escolha.

Entretanto, tenha em mente que você não precisa se prender de maneira tão restrita a sua classe e às habilidades dela. Isso porque, é possível alterar essa característica futuramente no jogo.

Consiga logo a sua montaria

Logo ao sair do tutorial do game, ative o “Local de Graça”, que permite que você descanse e recarregue suas poções. Em seguida, é recomendado que rume com seu personagem para o norte, ativando os “locais de graça” pelo caminho e procurando por “Melina”. Melina é um personagem que irá desbloquear os ganhos de níveis, e a montaria.

A montaria é fundamental em todo RPG, que possui um universo amplo, para melhor locomoção e exploração veloz. Quanto antes você consegui-la, melhor irá progredir. Recomendamos que você se equipe do item “apito de cavalo” na roda de itens rápidos, para ser usado com facilidade e sua montaria ser chamada a qualquer momento, sem dificuldades.

Sempre atualize o mapa e utilize seus recursos

Ao chegar em uma nova região, procure por um obelisco com a base brilhante, que é um item que representa um pedaço de mapa. Ao coletá-lo, o mapa geral do game será atualizado, incluindo a nova área descoberta. Além disso, os recursos disponíveis na região serão disponibilizados, florestas, torres, cavernas, tudo será exibido no mapa.

É importante explorar os recursos que o mapa indica. Por exemplo, ao seguir pelos túneis de minas indicados, você conseguirá obter várias pedras de forja, itens necessários para melhorar as suas armas.

O progresso durante todo o jogo

Agora que você já criou o seu personagem e fez o básico para iniciar a sua jornada, está pronto para iniciar sua exploração no amplo universo de Elden Ring. Siga, então, as 3 dicas a seguir para que seu progresso durante todo o game seja regular e eficiente.

Explore o máximo que puder

Por se tratar de um game em mundo aberto, a exploração será essencial para progredir em Elden Ring. Um termo popular entre jogadores de RPG é o “farm”, que diz respeito a coletar itens, recursos e adquirir experiência para subir de nível. Em Elden Ring é fundamental que você efetue bastante “farm”, explore e evolua antes de seguir para áreas com inimigos mais poderosos. 

Além disso, o jogo possui diversos “segredos”, como itens extremamente poderosos escondidos em áreas remotas. Na verdade, a maioria das armas boas que você consegue no game provém da exploração. Portanto, não ache que é perda de tempo deixar de seguir na história para navegar pelo mapa, muito pelo contrário, é extremamente indicado.

Converse com os NPCs

NPC é a sigla para “Non-player Character”, ou seja, são todos os personagens controlados pela IA do jogo, e não por jogadores. Não os ignorar em Elden Ring é fundamental. Isso porque os NPCs oferecem boas vantagens ao concluir as missões oferecidas por eles.

A primeira delas são itens de qualidade, como armas e armaduras, dadas a você como recompensa após finalizar algumas das missões. Outro motivo importante para conversar com todos os NPCs é que muitas áreas do jogo só podem ser acessadas após concluir as missões que eles oferecem.

E aí, voltamos no fundamental tópico da exploração, liberar mais áreas para explorar é extremamente vantajoso. Ademais, ainda concluímos que muitos NPCs narram partes interessantes sobre a história do game, adicionando bons elementos ao entretenimento.

O combate e a repetição

A última dica relacionada ao progresso durante o jogo é a relacionada ao combate. Se você já é familiarizado com os games da FromSoftware, provavelmente não terá dificuldades. Agora, se vem de um RPG mais frenético, poderá estranhar. O fato é que, Elden Ring tenta ser difícil, obrigando o jogador a lutar de maneira estratégia.

A maioria dos “chefes” é extremamente poderoso e irá te derrotar com um ou dois golpes. Em contrapartida, será necessário acertar o seu oponente diversas vezes para derrotá-lo. Por isso, você deve ser cauteloso e estratégico durante as lutas. Bater e “rolar”, para se desviar, é a ação mais comum durante todo o game.

E tenha em mente que falhar é comum e a repetição é um dos principais elementos. Ao chegar em um “boss” novo, você provavelmente o enfrentará, e falhará, diversas vezes para aprender os seus golpes e movimentos. Enfim, ressaltamos que se a dificuldade ainda for muita, após diversas repetições, é recomendado que você volte a explorar e derrotar inimigos mais fracos, a fim de se fortalecer.

O que não fazer em Elden Ring

Para finalizar, vamos com algumas dicas do que você não deve fazer no jogo. Podemos chamá-las de contraindicações. Caso você tenha os hábitos a seguir, todo o seu progresso pode ser dificultado, tornando o jogo ainda mais difícil.

Não deixe de melhorar suas armas

Deixar de melhorar as armas é, sem dúvidas, uma das principais contraindicações. Há, basicamente, duas maneiras de deixar o seu personagem mais forte em Elden Ring. A primeira é melhorando os atributos do personagem, com a experiência adquirida. O “upgrade” aqui não é dos maiores, podendo ser praticamente irrelevante em alguns casos.

A outra forma de se fortalecer é aprimorando suas armas e equipamentos, sempre que possível. As armas quando melhoradas passam a causar muito mais danos, derrotando inimigos mais fortes, com menor dificuldade. Portanto, voltamos a lembrar sobre o ponto da exploração, afinal, é através dela que você consegue o recurso necessário para dar o “upgrade” nos seus equipamentos.

Não deixe de utilizar os marcadores do mapa

A contraindicação aqui é ignorar os recursos que o mapa do game oferece, servindo como complementar a uma dica anteriormente apontada. Mas, é fato que o universo do jogo é amplo, e até os jogadores mais experientes podem se confundir. Portanto, organize-se da melhor forma para utilizar os marcadores.

Os marcadores funcionam como indicações, com símbolos variados, que o jogador pode posicionar por todo o mapa. Eles podem ser usados de acordo com a sua preferência, mas, é importante manter um padrão. Por exemplo, utilize os marcadores com símbolos de caveira para indicar locais onde fortes inimigos se encontram. Há também os marcadores com símbolos de cristais, que você pode usar para indicar minas, que contém recursos importantes.

Adapte-se da forma que preferir aos marcadores, o importante é não esquecer do recurso e, sobretudo, criar um padrão.

Não perca tempo em áreas e chefes que estão além da sua capacidade atual

A última contraindicação é insistir em tentar vencer inimigos mais poderosos, em áreas além da sua capacidade de poder. Não seja teimoso, tenha paciência e não se sinta mal em precisar ficar mais forte para vencer. Tentar derrotar inimigos além do poder atual do seu personagem apenas o fará perder tempo e possivelmente se estressar com o game.

Essa dica serve tanto para os “chefes” quanto para áreas do mapa, onde todos os inimigos são poderosos. É extremamente contraindicado, por exemplo, partir para o leste durante o início da jogatina. O “Deserto de Caelid”, área ao leste do mapa, é uma das áreas de maior dificuldade do jogo, com inimigos extremamente fortes. Portanto, evite ao máximo explorar essa área nos primeiros níveis do seu personagem.

Aprimore-se e esteja preparado para os grandes desafios. Dessa forma, você não irá perder mais que o tempo necessário, além de evitar dores de cabeça.

Essas são algumas das dicas fundamentais para jogar bem e aproveitar ao máximo Elden Ring, um dos melhores RPGs atualmente disponíveis no mercado. No mais, mantenha-se conectado conosco para saber tudo sobre o universo dos jogos, e-sports, tecnologia e muito mais.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos