Campeonatos de E-Sports para 2022

Campeonatos de E-Sports para 2022

Renan Renan 06 abr 2022

Os esportes eletrônicos, “e-sports” ou “esports”, movimentam o universo dos games cada vez mais. Focado nos jogos competitivos, o cenário movimenta grandes quantias de dinheiro, agita milhares de fãs e desperta o interesse dos jogadores casuais. Todos os anos, diversas competições e-sports ocorrem em jogos variados.

Hoje, nós, do TudoGames separamos para você uma lista com os principais campeonatos de esports que ocorrem em 2022. Dessa forma, você fica por dentro das competições mais importantes de diversos games que teremos ao longo do ano.

Separamos o texto por tópicos, de acordo com cada jogo:

Jovem jogando e-sport
Jovem jogando e-sport

CS:GO

O “Counter Strike: Global Offensive”, mais conhecido como “CS:GO”, é um dos jogos com maior cenário competitivo. Anualmente, são diversas competições nacionais e internacionais realizadas.

A ESL, Eletronic Sports League, é uma das principais organizadoras internacionais das competições de CS:GO, além de ser uma das que mais anunciou e confirmou competições. Confira os principais torneios:

  • “ESL Pro League Season 15”: entre 9 de março 10 de abril de 2022;
  • “ESL Pro League Conference Season 16”: do dia 14 ao dia 19 de junho;
  • “ESL Challenger Valencia 2022”: acontece nos dias 1, 2 e 3 de julho;
  • “ESL Pro League Season 16”: de 31 de agosto a 2 de outubro;
  • “ESL Challenger Melbourne 2022”: ocorre nos dias 2, 3 e 4 de setembro;
  • “ESL Challenger Rotterdam 2022”: de 14 a 19 de outubro;
  • “ESL Pro League Conference Season 17”: de 22 a 27 de novembro;

Contudo, os torneios anuais mais aguardadas no Counter Strike são os chamados “Major”. Normalmente, eles são realizados duas vezes ao ano, o primeiro de 2022 já está confirmado. Organizado pela PGL, “Professional Gamers League”, teremos o “PGL Major Antwerp 2022”. A competição acontecerá em Antuérpia, na Bélgica, entre os dias 9 e 22 de maio. Porém, as partidas classificatórias para decidir quais as equipes que disputarão o Major já começaram.

O Brasil conta com diversos atletas espalhados em diferentes equipes, no chamado “American RMR”, que classifica os times do continente para a competição. No entanto, dentre as equipes compostas totalmente por brasileiros, duas contam com um grande número de fãs que promete torcer bastante. A “FURIA Esports” é uma das organizações brasileiras mais constantes, mantendo um time competindo em alto nível há alguns anos. Assim como a “Imperial Esports”, que conta com boa parte da torcida por conter atletas extremamente queridos pelo público. Gabriel “FalleN” Toledo, Fernando “fer” Alvarenga, e Lincoln “fnx” Lau, são jogadores que estavam presentes nas principais conquistas de times brasileiros, incluindo os dois únicos “Majors” de CS:GO do país. Ao lado de Ricardo “boltz” Prass e Vinicius “VINI” Figueiredo, representam a “Imperial” no RMR, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de abril.

Valorant

“Valorant” é o FPS da Riot games lançado em 2020, em ascensão constante desde então. A RIOT faz altos investimentos no e-sports, organizando diversos campeonatos oficiais que crescem no cenário do game. O chamado VCT, VALORANT Champions Tour, ocorre em diversas etapas globalmente.

O “VCT Brazil”, é o circuito de competições em território nacional, que teve início em janeiro, com sua primeira etapa. Ao todo, serão duas etapas do circuito nacional que classificam para o chamado “Valorant Masters”, torneio internacional que ocorre em abril e julho. A primeira etapa do “VCT Brazil” já encaminha para sua fase eliminatória, que ocorre entre 22 e 27 de março. A segunda etapa iniciou as classificatórias também em março, e a fase de grupos está marcada para iniciar no dia 14 de maio.

Ademais, em 2022 teremos o “Valorant Champions”, torneio global considerado o mais importante do game. Marcado para setembro, a competição considera o desempenho das equipes no “Valorant Masters” para garantir as suas participações.

Além disso, a RIOT realiza em 2022 mais uma edição do “VCT Game Changers”, campeonato de Valorant exclusivo para equipes femininas. O torneio tem funcionamento parecido com o “VCT Brazil”, ocorrendo em etapas e classificando para competições internacionais. A primeira etapa já teve início, com a sua primeira fase qualificatória ocorrendo do dia 24 ao dia 27 de fevereiro. As outras fases também já têm datas marcadas, e a próxima tem início no dia 31 de março.

League of Legends

O League of Legends, popular “LoL”, é o MOBA da Riot de extrema popularidade. Há anos em alta, seu cenário competitivo é gigante e extremamente movimentado, com diversos fãs de equipes e jogadores. O maior interesse do público brasileiro são as competições nacionais, já que internacionalmente o retrospecto do país não é dos melhores. Em 2021, as equipes brasileiras não conseguiram se quer se classificar para as principais competições globais.

Porém, o CBLOL, Campeonato Brasileiro de League of Legends, é extremamente competitivo e altamente acompanhado pelo público que gosta do jogo. O torneio ocorre em duas fases chamadas “splits”. O primeiro split teve sua fase classificatória entre 22 de janeiro de 20 de março. A fase eliminatória, chamada também de “playoffs”, ocorre entre 25 de março e 23 de abril. O segundo split da competição, por sua vez, tem início marcado para sua fase classificatória em junho no dia 11, terminando 7 de agosto. Os playoffs da segunda fase do CBLOL ocorrem entre 12 de agosto e 10 de setembro.

Apesar de o público brasileiro não ter tanta esperança com conquistas internacionais, o “World 2022”, torneio mundial de LoL, também acontece nesse ano. As datas ainda não foram confirmadas pela Riot, e sabemos apenas que a competição acontecerá na América do Norte. Teremos partidas na Cidade do México, a capital mexicana, em Toronto, no Canadá, além de Nova Iorque e São Francisco, nos EUA.

Wild Rift

League of Legends também conta com uma versão mobile de seu jogo, o chamado “Wild Rift”. Apesar do funcionamento extremamente parecido com o jogo original, são games diferentes e Wild Rift possui suas próprias competições, que começam a crescer. O “Wild Tour Brasil 2022” é o torneio nacional do jogo de smartphones, e teve início no dia 18 de fevereiro. As partidas da fase eliminatória ocorrem às sextas e sábados, e tem previsão de terminarem no dia 23 de abril. A fase eliminatória do torneio, entretanto, ocorrerá nos dias 5, 6, 7 e 8 de maio.

Rainbow Six

“Rainbow Six Siege”, ou apenas “Rainbow Six”, é outro FPS extremamente competitivo com um grande cenário acompanhado de perto por jogadores e fãs. Os torneios nacionais ainda não ganharam datas oficiais para ocorrerem esse ano. Porém, em fevereiro tivemos a realização do “Six Invitational 2022”, torneio internacional considerado um dos mais importantes do jogo. O Brasil tem um excelente retrospecto em competições internacionais de Rainbow Six, e não foi diferente nessa competição. Ao todo tínhamos 6 equipes representando o país, e dessas, três conseguiram ficar entre as 6 mais bem colocadas na competição. A “FaZe Clan” conquistou o terceiro lugar, enquanto a “MIBR” ficou em 4º e a “Team Liquid”, logo em seguida, na quinta colocação. Ao todo, tínhamos 20 times de diversos países competindo.

Free Fire

“Garena Free Fire”, ou apenas “Free Fire”, também conhecido como “FF”, é um dos jogos de celular que mais ganhou popularidade, sobretudo no Brasil. Conquistando milhões de jogadores, o game desenvolveu um forte cenário competitivo, contando com diversos fãs e torcedores. A Garena, empresa responsável pelo game, ainda não divulgou o calendário completo com os torneios em 2022. Contudo, a Liga Brasileira de Free Fire, a LBFF, irá ocorrer em duas etapas, chamadas “splits”, e o primeiro já teve início em fevereiro. As partidas ocorrem aos sábados, domingos e segundas feiras. A grande final do primeiro split tem previsão para ocorrer no dia 16 de abril. Ao todo, 18 equipes disputam o torneio. Cada split da LBFF irá garantir vagas em competições internacionais ao longo do ano.

Esses serão alguns dos principais torneios, dentre os jogos com maior cenário competitivo atualmente, em 2022. Se você já é fã de games e tem interesse em acompanhar as competições, fique atento às datas que listamos, dos melhores campeonatos.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos