As melhores personagens femininas do mundo dos games

As melhores personagens femininas do mundo dos games

Renan Renan 24 jun 2022

Os videogames se tornaram uma excelente maneira de contar algumas das melhores histórias da ficção, podemos dizer que eles são o ponto máximo da imersão narrativa. Afinal, controlamos os personagens e tudo o que acontece nos jogos depende das nossas ações. Outro ponto interessante, relacionado com a expansão dos games, é a abrangência cada vez maior de diferentes públicos. Esse universo que outrora era dominado por jogadores masculinos, conta cada vez mais com a presença de mulheres.

A expansão não se restringe às gamers, temos cada vez mais personagens femininas marcantes, nas melhores histórias. É exatamente esse o foco dessa publicação que o TudoGames preparou para você. Nos acompanhe para relembrar, ou conhecer, algumas das melhores personagens femininas do mundo dos games.

Navegue por cada uma das personagens utilizando os tópicos:

Amigas jogando

Lara Croft

Seria impossível falar de mulheres nos videogames sem lembrar de Lara Croft, uma das mais marcantes, e importantes, de todos os tempos. Lara é a protagonista da série Tomb Raider, da empresa Square Enix, uma das principais no mundo dos games. Ela é uma arqueóloga britânica que se aventura pelo mundo todo buscando artefatos valiosos, resolvendo mistérios e enfrentando diversos problemas.

Jogos em que Lara aparece

A primeira aparição de Lara Croft foi no primeiro jogo da série, de nome “Tomb Raider”, de 1996. Dado essa data, concluímos que ela foi uma das pioneiras no protagonismo feminino. Após essa estreia, a arqueóloga voltou a aparecer em diversos games da saga, protagonizando todos. Veja a lista de jogos em que Lara aparece:

  • Tomb Raider;
  • Tomb Raider II;
  • Tomb Raider III;
  • Tomb Raider: The Last Revelation;
  • Tomb Raider Chronicles;
  • Tomb Raider: The Angel of Darkness;
  • Tomb Raider: Legend;
  • Tomb Raider: Anniversary;
  • Tomb Raider: Underworld;
  • Lara Croft and the Guardian of Light;
  • Tomb Raider (2013);
  • Rise of the Tomb Raider;
  • Shadow of the Tomb Raider.

A atuação de voz da personagem nos jogos mudou bastante, passando por 4 atrizes diferentes. São elas: Shelley Blond, Judith Gibbins, Jonnel Elliot, Keeley Hawes e Camilla Luddington.

O sucesso da saga é tão grande que ela foi adaptada algumas vezes para outra mídia, o cinema. A primeira aparição de Lara Croft nos telões foi em 2001, no filme “Lara Croft: Tomb Raider”, com atuação de Angelina Jolie, atriz consagrada. A personagem voltou a aparecer em outros dois títulos, em 2003, ainda interpretada por Jolie e em um reboot lançado em 2018, com atuação de Alicia Vikander.

Jill Valentine

Jill Valentine é outra personagem extremamente marcante, de uma franquia gigante de videogames, a saga Resident Evil. A franquia da Capcom é uma das maiores da empresa, com diversos títulos de sucesso, além de adaptações para outras mídias.

Jill surgiu como protagonista no mesmo período que Lara, anteriormente citada, por isso, também é tida como uma das pioneiras, marcando a presença das mulheres nos jogos. Não só sua presença, mas toda a maneira como ela é representada é importante para o público feminino. Jill é forte, inteligente, habilidosa e tem todos os elementos de uma boa protagonista, de uma excelente história.

Jogos em que Jill aparece

Confira a lista de todos os jogos em que a personagem aparece. Em muitos, ela é uma das protagonistas, ou a única, em outros, faz apenas participações na história.

  • Resident Evil;
  • Resident Evil: Director’s Cut;
  • Resident Evil 3: Nemesis;
  • Resident Evil (remake);
  • Resident Evil: The Missions;
  • Resident Evil: The Umbrella Chronicles;
  • Resident Evil: Genesis;
  • Resident Evil 5;
  • Resident Evil: Mercenaries Vs.;
  • Resident Evil: The Mercenaries 3D;
  • Resident Evil Outbreak Survive;
  • Resident Evil: Revelations;
  • Resident Evil: Operation Raccoon City;
  • Resident Evil 3 (remake);
  • Resident Evil: Resistance.

Assim como vimos acontecer com Lara Croft e a saga Tomb Raider, Resident Evil recebeu diversas adaptações para o cinema. Jill aparece em diversos dos filmes, sendo a protagonista de alguns, como nos games. Todavia, os fãs da série nos games têm diversas criticas quanto as adaptações, assim como os críticos. A primeira aparição de Jill nas telonas é no filme Resident Evil: Apocalypse, de 2004, o segundo da franquia nos cinemas.

Aloy

A única personagem sem sobrenome da lista, é Aloy, protagonista de dois recentes títulos de muito sucesso. A saga “Horizon”, se iniciou em 2017, com o game Horizon Zero Dawn, desenvolvido pela Guerrilla Games e publicado pela Sony. O jogo é um excelente RPG, que narra uma história excepcional e envolvente. De publicação da Sony, era exclusivo do console da empresa, o PlayStation 4. Isso mudou em 2020, quando o game foi lançado para PC.

Aloy é a protagonista da excelente história que se inicia no ano de 3021, em um universo pós apocalíptico. Todo o desenvolvimento do personagem é aclamado pelo público e pela crítica. Horizon é de enorme sucesso e muito se deve a protagonista.

A personagem volta a protagonizar o segundo game da série, Horizon Forbidden West tem o mesmo desenvolvimento e publicação do primeiro jogo, e foi lançado em 18 de fevereiro de 2022. O jogo está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5 e continua a narrativa de sucesso do seu antecessor.

Aloy tem o modelo da personagem baseado na atriz holandesa Hannah Hoekstra. A atuação e dublagem, no entanto, é de outras 3 atrizes. Ashly Burch é a principal, no tempo presente da história. Laura Van Tol dubla Aloy quando retratada na infância, assim como Ava Potter, que interpreta a personagem um pouco mais velha.

Ellie Williams

Ellie Williams, ou apenas Ellie, é uma das principais personagens de uma das maiores franquias de todos os tempos dos videogames. The Last of Us, apesar de ter apenas dois títulos, está no topo da lista de jogos preferidos de muitos gamers. O game é desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony. O sucesso enorme do primeiro game fez ele se tornar um dos principais produtos da gigantesca empresa de videogames, levando à criação de uma sequência.

A jogabilidade do primeiro título, de 2013, é envolvente e divertida, mas o destaque fica com a história, simplesmente fascinante. The Last of Us está disponível para PlayStation 3 e PlayStation 4. No jogo, Ellie é o foco principal da trama, mas apenas acompanha o protagonista, controlado pelo jogador. Ela é uma criança que carrega a possível cura para uma infecção que devastou a humanidade, portanto, de extrema importância. Há todo um desenvolvimento da personagem, e da relação dela com o protagonista durante o game.

No segundo jogo, Ellie volta a aparecer, dessa vez como a principal protagonista. Mais velha, ela se desenvolveu e evoluiu muito com relação ao primeiro game. The Last of Us Part II foi lançado em 2020, é um game exclusive de PlayStation 4, e continua uma excelente história iniciada no primeiro jogo. A jogabilidade está ainda melhor e mais divertida e a história consegue ser ainda mais emocionante.

Antes da sua aparição no segundo game, Ellie havia sido protagonista de uma DLC, um conteúdo de expansão do primeiro título. Em “The Last of Us: Left Behind”, de 2014, controlamos a personagem ainda criança em acontecimentos traumáticos que antecedem a história.

Em todos os games, Ellie é interpretada pela atriz Ashley Johnson.

A série de TV

O sucesso dos dois jogos foi tanto que temos uma série de televisão em produção. Tudo indica que teremos uma excelente série, afinal, a produção é da gigantesca HBO, criadora de títulos como Game of Thrones, por exemplo. Na TV, Ellie será interpretada por Bella Ramsey, conhecida jovem atriz. A previsão é de que a série seja lançada em 2023.

Max Caulfield

Fechamos a nossa lista com outra personagem que protagoniza uma história emocionante. Maxine Caulfield é mais conhecida como Max e é a protagonista do game Life is Strange. Criado pela Dontnod Entertainment e publicado pela Square Enix’s, o jogo foi lançado em 2015 e é um game que foca muito a história. Não à toa, Life is Strange é classificado como uma “Aventura Gráfica”.

Após receber diversas adaptações, hoje, o game está disponível para Android, iOS, PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.

Com uma narrativa extremamente envolvente, algo bastante interessante é que as decisões do jogador podem gerar resultados completamente diferentes na trama. Max é uma adolescente que descobre poderes sobrenaturais, ao mesmo tempo que começa a enfrentar diversos problemas em sua cidade, Arcadia Bay.

A história ainda conta com outra excelente personagem, Chloe Price, que merece sua menção, por ser tão importante quanto Max na narrativa. A jogabilidade é um tanto quanto simples, já que o foco é na excelente narrativa.

Outras aparições de Max

Além de estar presente em uma série de quadrinhos que narram acontecimentos do jogo, Max aparece, ou é mencionada, em outros títulos da série. Em “Life Is Strange: Before the Storm”, controlamos a já citada Chloe, amiga de Max, em acontecimentos anteriores aos do primeiro game. Aqui, Maxine é mencionada, além de estar presente na DLC, que mostra as amigas juntas na infância.

Em “Life Is Strange 2” e “Life Is Strange: True Colors”, títulos sequentes da franquia, Max é citada por personagens que têm ligações com ela, já que os jogos se passam no mesmo universo ficcional. Ademais, os dois primeiros títulos da franquia ganharam em 2022 versões remasterizadas, ou seja, com gráficos aprimorados. É possível reviver as histórias de Life is Strange e Life is Strange: Before the Storm, controlando Max e Chloe com visuais repaginados.

Essas são apenas algumas, das diversas personagens femininas que estão presentes e são tanto importantes quanto marcantes nos games. A representatividade é muito bem-vista pelo público feminino e a retratação de mulheres protagonistas de grandes histórias é, muitas vezes, inspiradora.

O TudoGames espera que você tenha gostado de mais essa publicação. Mantenha-se conectado conosco para mais artigos diversos sobre todo o universo gamer.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos