Alguns dos melhores jogos de futebol da história

Alguns dos melhores jogos de futebol da história

Renan Renan 02 fev 2022

O vídeogame faz parte do cotidiano de muitas pessoas, desde o seu lançamento. Com a evolução tecnológica e a popularização dos jogos, é cada vez mais comum que as pessoas insiram na sua rotina o game para entretenimento.

Dentre os games mais jogados, principalmente entre o público masculino, encontramos os de futebol. O esporte é forte na cultura, especialmente do brasileiro, e não seria diferente na hora da sua “gameplay”. Aqui, você verá uma lista dos que podem ser considerados os maiores jogos de futebol de todos os tempos, e o porquê esses games ganham seus destaques. 

Games de futebol
Games de futebol

Super Soccer

Lançado para o Super Nintendo, o game entra para nossa lista principalmente por ser um dos pioneiros na modalidade. Além disso, Super Soccer foi um dos jogos mais populares do console da Nintendo. No jogo, é possível jogar com 16 equipes, sendo todas seleções nacionais: Alemanha, Argentina, Itália, Brasil, Holanda, Inglaterra, Camarões, Romênia, Irlanda, França, Estados Unidos, Japão, Colômbia, Iugoslávia, Uruguai e Bélgica. Porém, os jogadores que compõem os times não são os reais das seleções de futebol daquele período.

A jogabilidade era excelente para época, porém, tinha suas limitações, principalmente no quesito gráfico. Contudo, o game certamente garantiu a diversão de muita gente.

International Superstar Soccer Deluxe

Assim como o Super Soccer, esse jogo tornou-se um dos mais populares do Super Nintendo. É tido por muitos, como um grande precursor para as franquias mais atuais de jogos de futebol. O game apresentava uma evolução gráfica e de jogabilidade um tanto quanto considerável, em relação ao outro citado. Agora, o jogador tem 36 seleções que pode controlar na sua jogatina, porém, os jogadores dos times seguem com nomes fictícios.

O game também ganhou outras versões, como o “Campeonato Brasileiro 1996” e o “Ronaldinho 1998”, onde possuía algumas edições que deixavam o jogo mais personalizado para os brasileiros.

Football Manager 2016

A franquia Football Manager, segue uma linha um pouco diferente dos jogos mais tradicionais de futebol. O também chamado FM, é um simulador de gerenciamento de futebol, publicado pela empresa japonesa SEGA, e é disponibilizado para Windows, OS X e Linux.

A franquia teve origem em 1992, com um nome diferente. Na época em que foi lançado, Championship Manager (CM), teve grande destaque, principalmente por sua inovação. Mas, o queridinho da série, visto pelos seus jogadores como o melhor, é a versão lançada em 2015, o FM16.

No jogo, você customiza a aparência de um dirigente de futebol e assume o comando de uma equipe. Na posição de comandante, o gamer pode contratar atletas, vender, renovar contratos, gerenciar as finanças do clube e, principalmente, gerenciar a maneira que o time jogará as partidas para tentar obter resultados positivos.

Desde 2017 a franquia não é comercializada no Brasil, o que fez com que ela perdesse a popularidade por aqui. A distribuidora SEGA diz que isso se deve a problemas de licenciamento.

Pro Evolution Soccer 2013

É impossível falar de games de futebol sem citar a franquia Pro Evolution Soccer, o PES. O primeiro game da empresa japonesa KONAMI, foi lançado em 1995, para o console Playstation e possuía o nome de Winning Eleven. Ele ganhou versões que foram até populares nos tempos de Playstation 1, mas foi no Playstation 2, já com o nome de Pro Evolution Soccer, que a franquia ganhou um grande destaque. O Pro Evolution Soccer 6, lançado em 2006, foi um game revolucionário, que mudava o rumo dos jogos de futebol.

Mas aqui, vale o destaque de um grande querido do público, lançado em 2012, o Pro Evolution Soccer 2013 é tido como um dos melhores da franquia. O jogo possuía melhorias gráficas significativas para época, em suas versões de PC, Xbox 360 e Playstation 3. Além de uma jogabilidade melhorada, com boa inteligência artificial. Muitos citam que o próprio layout dos menus é um dos melhores de todos os tempos, e a trilha sonora conta com grandes hits.

FIFA 16

Assim como o PES, não seria possível deixar de citar a sua grande franquia rival. Anteriormente chamado “FIFA Soccer” ou “FIFA Football”, o game leva o mesmo nome da grande Federação Internacional de Futebol, e é possivelmente o jogo mais popular da categoria. Atualmente lançado pela Eletronic Arts, a franquia teve início em 1993, com o lançamento do FIFA International Soccer. Mas, o game ganha seu maior destaque no início da década de 2010, especialmente a partir de 2013, onde o jogador Lionel Messi passa a ser o principal rosto na capa dos games.

Contando com mais de 30 ligas licenciadas e equipes femininas, o game teve grande destaque. Seus gráficos e jogabilidade estabilizaram-se como bons e divertidos, ganhando destaque em modos online, que popularizou ainda mais a franquia, conseguindo certa vantagem sobre a principal rival.

Rocket League

Talvez o mais diferente da lista, por não ser unicamente sobre futebol. Desenvolvido e publicado em 2015 pela Psyonix, o game une o tradicional esporte com bola e veículos! Isso mesmo, nele, os jogadores jogam futebol com carros, que se movem em altíssima velocidade, pulam, dão cambalhotas e fazem até pequenos voos, para atingir uma bola gigante e tentar marcar um gol nos carros adversários.

Disponível para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch, o game ganha seu destaque por ser extremamente criativo e um tanto quanto divertido.

Todos esses jogos marcaram jogadores ao longo do tempo, e mostram uma notória evolução no mundo dos games. A tendência, e esperança dos jogadores, é surgirem novos fenômenos na categoria, afinal, as principais franquias citadas continuam, ano após ano, lançando novos jogos, tentando conquistar um número maior de jogadores.

E, por se mostrar um mercado gigante, novos games com grandes investimentos podem surgir, como é o caso do UFL, que teve seu primeiro trailer recém-lançado.  

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos