A popularização dos jogos retrô

A popularização dos jogos retrô

Mariana Mariana 29 abr 2022

Atualmente, vivemos na era do hiper-realismo nos games. Dito de outra forma, separações que antes eram claras entre videogame e arte, por exemplo, se tornam hoje mais confusas, com jogos quase cinematográficos. Apenas 50 anos se passaram desde o lançamento do primeiro videogame, chamado Magnavox Odyssey. Entretanto, a evolução na área foi altamente acelerada.

Porém, em contraponto a essa tendência, hoje acompanhamos a crescente valorização dos jogos antigos, aqueles em 2D ou 8-bit, considerados verdadeiros clássicos. Caso você não conheça muito sobre os games da antiga geração, nós, do Tudo Games, vamos te apresentar alguns dos principais títulos retrô. Se já é um fã declarado desses jogos, vamos te proporcionar uma boa dose de nostalgia que o fará correr para ligar seu console. Preparados? Vamos lá!

Navegue pelos tópicos:

Duas gerações jogando videogame
Duas gerações jogando videogame

Pacman, 1980

Para começar, temos esse clássico indiscutível, desenvolvido por Toru Iwatami. Pacman foi uma tentativa de produzir uma narrativa diferente das dos jogos de tiro, tão comuns na época. Sendo assim, surgiu o game, cujo objetivo é comer o máximo possível de itens do labirinto, enquanto escapa de fantasmas que tentam impedir essa missão. O sucesso de Pacman foi estrondoso e, atualmente, o game conta com mais de 30 continuações, tendo se tornado um forte símbolo da cultura pop mundial.

Atari Soccer, 1980

O título de primeiro jogo de futebol para videogames pertence ao Soccer, da Taito, lançado em 1973. Entretanto, a produção da Atari, o Atari Soccer, de 1980, é tida como a maior referência do gênero, devido ao seu gráfico cuidadoso e sua mecânica meticulosa para a época.

Os jogos de esporte são, atualmente, um gênero importante e muito atuante no mundo dos games. Sendo assim, podemos considerar que Atari Soccer é um antecessor de grandes sucessos como, por exemplos: FIFA, Efootball, Football Manager e Soccer Stars.

Donkey Kong, 1981

Desenvolvido pela Nintendo, Donkey Kong não poderia estar fora da lista por dois motivos principais. Em primeiro lugar, é uma referência de jogos de plataforma, ou seja, aqueles games focados na movimentação entre plataformas e no desvio de inimigos e obstáculos. Em segundo lugar, porque introduz o herói “Jumpman”, que mais tarde seria conhecido como Mario.

Ainda que tenha uma mecânica simples, Donkey Kong tem uma campanha muito interessante, permitindo o acúmulo de pontuação, a coleta de itens e tarefas bônus.

O game abriu caminho para muitos outros jogos de plataforma como, por exemplo: Shinobi, Celeste, Little Nightmares, Limbo, Prince of Persia e Super Mario 3D World.

Pole Position, 1982

Muito popular nos fliperamas, Pole Position foi o primeiro jogo do gênero corrida a ter, de fato, uma pista. Ao lado de Endure, o game estabeleceu as bases para os jogos da temática que viriam ao longo dos anos.

Ainda que antigo, Pole Position surpreende pela atenção aos detalhes e o cuidado com a mecânica de jogo.

Tetris, 1984

Antes de mais nada, é impossível fazer uma lista sobre os jogos antigos mais populares de todos os tempos sem citar Tetris. Criado por Alexey Pajitnov em 1984, o puzzle tem inspiração em um jogo grego de tabuleiro, chamado Pentominoes.

Tetris foi um grande precursor de jogos de estratégia com a mesma dinâmica como, por exemplo, Jewels e Candy Crush. Em mobile ou console, mesmo sendo um jogo simples, Tetris se tornou um sucesso instantâneo e, até hoje, é um dos jogos mais vendidos da história.

The Legend of Zelda, 1986

Legend of Zelda é o primeiro da franquia da Nintendo e um dos jogos mais populares da história dos videogames. Sem dúvidas, Zelda marcou não apenas sua época, como também foi inspiração para muitos outros títulos que o seguiram. A combinação entre RPG, puzzles e ação é muito popular em muitos jogos atuais, como Assassin’s Creed, Horizon Zero Dawn e Final Fantasy.

Atualmente, a franquia conta com mais de quinze jogos que variam muito em gráficos e estilo. Entretanto, o cerne da história permanece forte, conquistando a legião de fãs das aventuras de Link.

Street Fighter,1987

Um dos mais populares jogos de luta de todos os tempos, Street Fighter é mais um clássico que ficou eternizado na cultura pop. Uma vez que introduziu golpes como Punho de Dragão e Chute Furacão, referência para todos os jogos da série, o game ganhou seu espaço.

Entretanto, mesmo inovador em muitos sentidos, o primeiro Street Fighter não atingiu o mesmo sucesso que sua sequência. Street Fighter 2 seria o responsável por introduzir a mecânica de golpes em combos, tão comuns nas campanhas atuais como, por exemplo, em God Of War, Mortal Kombat e Tekken.

Golden Axe, 1989

Golden Axe é o primeiro jogo da franquia homônima da Sega. Lançado inicialmente para fliperamas, foi sobretudo no Mega Drive que o game atingiu seu sucesso. A temática medieval combinada com o enredo imersivo, personagens cativantes e a jogabilidade simples, porém bem empregada, marcam o primeiro expoente da franquia.

O nome por trás do sucesso é Makoto Uchida, designer também responsável pelos ótimos Altered Beast, Wing War e Alien Storm.

Doom, 1993

Antes de mais nada, é importante deixar claro a importância de Doom: foi um dos jogos responsáveis pelo surgimento do gênero tiro em primeira pessoa. O jogo composto por labirintos e repleto de áreas secretas durante os níveis, traz mecânicas muito importantes para as próximas gerações de games. O incentivo à exploração, a variedade de inimigos e a manutenção consciente de recursos de seu arsenal, são exemplos desse marco na história dos games.

Além disso, Doom comporta, além do modo single player, um multiplayer que pode ser cooperativo ou de disputa entre os jogadores.

Alguns sucessores famosos da mecânica criada por Doom são: Valorant, Call of Duty, CS, BioShock e Far Cry.

Resident Evil, 1996

Por fim, encerraremos a nossa lista com Resident Evil, uma das franquias mais populares do gênero Survivor Horror. O primeiro da série, lançado para o Playstation, acompanha a história de Chris Redfield e Jill Valentine, dois grandes nomes do título.

Os gráficos bem trabalhados impressionaram na época, assim como os diversos recursos disponíveis (mas limitados) que ajudavam o player a fugir da mansão repleta de monstros.

Um dos pontos altos de Resident Evil I é a possibilidade de finais alternativos que se combinam, de acordo com as escolhas durante a campanha. Essa mecânica se tornou muito popular nas produções dos anos seguintes.

Além disso, mesmo não tendo sido o primeiro jogo do gênero, Resident Evil é fundamental para ele, tendo inspirado vários títulos posteriores. Entre eles podemos citar, por exemplo, Silent Hill, Until Dawn, Alan Wake, The Last of Us, Outlast e The Evil Within.

A retomada da cultura pop retrô

Atualmente, tem sido comum que não só os jogos antigos, mas toda a cultura do passado, sejam retomados de tempos em tempos. A influência das produções antigas no cenário cultural atual é inegável.

Nos jogos, filmes, séries e até mesmo na música, essa busca por referências dos anos 80 e 90 tem sido uma crescente. Para alguns, ela sinaliza um certo saudosismo ou então nostalgia direcionada para o passado. Para outros, por sua vez, essa retomada é apenas um desejo de focar em produções menos estéticas, com maior foco em conceitos secundários.

Hoje, muitos jogos atuais apostam em roteiros complexos combinados a uma jogabilidade mais simples, buscando a imersão do jogador em primeiro lugar. Isto é, é um recurso consciente para manter as mecânicas mais fáceis para dar destaque para a história e para economizar no valor de produção. Dessa forma, temos muitos sucessos recentes de desenvolvedores independentes que apostaram na fórmula 8-bit ou 2D. Entre eles podemos citar Journey, de 2012, Spelunky, de 2008, o grande sucesso de Minecraft, Undertale e Among Us.

E aí, gostaram da lista? Qual é o seu jogo antigo preferido? Se quiser saber ainda mais sobre games, você está no lugar certo! Nós do Tudo Games estamos sempre em busca de oferecer o melhor conteúdo do mundo dos jogos para você.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos