10 dos melhores jogos indie de todos os tempos

10 dos melhores jogos indie de todos os tempos

Renan Renan 12 ago 2022

Você sabe o que é um jogo indie? O termo em inglês é bastante utilizado, principalmente no contexto musical. É muito comum ouvirmos falar de bandas de “indie rock”, ou apenas vermos a classificação “indie” como gênero musical. A ideia central é que o termo define a abreviação de “independent”, ou “independente”, em tradução.

O TudoGames separou para você uma breve listagem com 10 dos melhores jogos indie de todos os tempos. Vamos lhe mostrar o que define um jogo indie e listar os títulos, que são essenciais e você precisa conhecer, e jogar, o quanto antes.

Sem mais delongas, navegue pelos tópicos:

Família jogando
Família jogando

O que define um jogo indie

Quando pensamos na música indie, esqueça o estilo, musical e estético que se formou, a definição teoria é um pouco mais simples. Poderíamos classificar como música indie toda obra musical lançada de forma independente pelos artistas, sem apoio de grandes empresas e gravadoras. Todavia, a grande popularidade do “indie rock” fez com que o termo passasse a ser mais utilizado para classificar apenas essas bandas. Outros gêneros, quando tem obras independentes, passaram a utilizar termos como “underground”.

Quando falamos em games, o conceito de indie se manteve intacto. Ou seja, é classificado como jogo indie qualquer game desenvolvido por uma pessoa sozinha, ou pequenos grupos. Os indie games são lançados sem apoio de grandes “publishers”, as publicadoras. Por isso, é bem comum vermos projetos de financiamento coletivo para novos jogos independentes.

Há uma certa discussão sobre alguns jogos, e a pergunta é se eles podem ou não serem considerados indie. A dúvida surge principalmente em duas situações:

  • Quando um jogo indie chama a atenção de uma grande Publisher durante o seu desenvolvimento, e recebe um apoio no final do projeto;
  • Quando um estúdio pequeno, anteriormente independente, cresceu, e publica novos games, agora com maiores investimentos.

De qualquer forma, quem se beneficia das grandes obras somos nós, o publico gamer. Sendo assim, acompanhe a nossa listagem que lista 10 dos melhores jogos indie de todos.

Top 10 jogos indie

Apesar do nome “top 10”, não listaremos os games em ordem de popularidade ou qualidade. Podemos dizer que os jogos a seguir estão dentre os melhores, portanto, no “topo” de qualquer lista mais extensa sobre games independentes.

Stardew Valley

Desenvolvido por apenas uma pessoa, o estadunidense Eric Barone, Stardew Valley foi lançado em julho de 2016, publicado pelas pequenas “ConcernedApe” e ”Chucklefish”. O jogo foi incialmente disponibilizado para Windows, mas o sucesso imenso fez que novas versões fossem relançadas em outras plataformas. Atualmente, você pode jogar Stardew Valley no Nintendo Switch, Android, PlayStation 4, Xbox One, iOS, PlayStation Vita e PC.

O jogo é extremamente viciante, tanto quanto é relaxante e divertido. Em suma, você deve gerenciar uma fazenda em uma pequena cidade. Trata-se de um RPG sem fim, que simula a vida no campo. Você pode optar por jogar sozinho, ou online com amigos. O foco do game é ser simples e envolvente ao mesmo tempo e esse papel é cumprido com maestria.

Disponível em várias plataformas, por preços relativamente acessíveis, com certeza é um jogo que você quer ter na sua biblioteca de games.

Papers, Please

Também desenvolvido por uma pessoa, o estadunidense Lucas Pope, Papers, Please é outro título dentre os que vão te envolver na jogatina durante horas. O jogo foi lançado em 2013 para Windows e em 2014 ganhou novas versões. Hoje, é possível jogar Papers, Please, no iOS, Windows, PlayStation Vita, MacOS e Linux.

Trata-se de um jogo de estratégia, onde você controla um agente de imigração que analisa a documentação de diversas pessoas que tentam entrar em seu país. Arstotzka é uma nação fictícia no Leste Europeu durante o período da Guerra Fria. As regras para aceitar os documentos vão variando de acordo com os níveis, tornando o game cada vez mais desafiador.

Ademais, há diversas histórias, um tanto quanto profundas, narradas ao decorrer da gameplay. Com certeza, é um título excelente, que você vai querer jogar.

Cuphead

Cuphead é um dos títulos da lista que mais obteve sucesso posteriormente. É possível que você tenha visto, por exemplo, a animação inspirada no game, disponível no catálogo da Netflix. Apesar do sucesso gigantesco atingido, o jogo foi desenvolvido por apenas duas pessoas. Os irmãos canadenses Chad e Jared Moldenhauer, iniciaram a produção de Cuphead de forma 100% independente, através de seu estúdio, o StudioMDHR.

Posteriormente, durante o desenvolvimento, o game chamou a atenção da gigantesca Microsoft, que foi a responsável pela distribuição do título. Lançado em 2017, Cuphead estava disponível para Windows e Xbox One. Hoje, também é possível jogar o título no PlayStation 4 e no Nintendo Switch.

Trata-se de um jogo de plataforma, de subgênero “run and gun”, ou seja, correr e atirar. O game chama muita atenção pelo seu visual, inspirado nos desenhos entre os anos 40 e 60, a considerada Era de Ouro da animação americana. Além disso, o jogo é um tanto quanto difícil, outro fator que faz com que os gamers adorem tentar superar os desafios dos níveis.

A trilha sonora também é considerada por muitos impecável, com certeza, Cuphead é um dos melhores jogos da nossa lista.

Ori and the Blind Forest

Ori and the Blind Forest é outro caso de um jogo indie que chamou a atenção de uma grande empresa, que veio a publicá-lo. Desenvolvido pela, até então pequena, Moon Studios, o jogo foi publicado pela Microsoft para Xbox One e Windows em março de 2015. Em 2019, o game recebeu uma versão para Nintendo Switch.

Trata-se de um game de aventura e plataforma, também considerado um “Metroidvania”. No game você assume o controle de Ori, um espírito guardião e Sein, sua “luz e olhos” na floresta. O jogo chama muita atenção pelo seu visual, sendo simples e lindo ao mesmo tempo. A trilha sonora também é extremamente imersiva. O jogo é desafiador, envolve estratégia, puzzles e certa ação.

Ademais, narra uma história que promete emocionar os jogadores. Sem dúvidas, é um título que você quer dar uma chance.

Binding Of Isaac

Um dos games mais antigos da lista, ainda assim um dos melhores até hoje é Binding Of Isaac. O primeiro jogo foi desenvolvido por Edmund McMillen e Florian Himsl, e foi lançado de forma independente para Windows, em 2011. O PC ainda é a única plataforma em que você pode jogar o game original atualmente. Porém, temos a versão “Rebirth”, que é uma adaptação, disponível para PlayStation 4, PlayStation Vita, Nintendo Switch, Wii U, New Nintendo 3DS e Xbox One.

Trata-se de um game de gênero “roguelike”, onde são gerados níveis aleatórios, com diversos inimigos, itens e poderes. O jogo chama atenção por ser extremamente divertido, envolvente e um tanto quanto difícil para alguns jogadores. Além da versão “Rebirth” o game recebeu as expansões “Afterbirth”, “Repentance” e “Afterbirth +”, desenvolvidas pelos mesmos criadores.

O título e a história do game são uma espécie de releitura da história bíblica “O Sacrifício de Isaque”. Porém, o game tem um desenvolvimento muito mais amplo e não relacionado com a religião. É um excelente título para você que está dispostos a se desafiar por longas horas e repetir níveis buscando excelência.

Little Nightmares

Little Nightmares é um jogo de plataforma, com elementos de terror e funcionamento em puzzle, desenvolvido pelo estúdio independente sueco Tarsier Studios, o game foi publicado pela gigantes empresa Bandai. Little Nightmares foi lançado em 2017, para Windows, PS4 e Xbox One e foi de grande sucesso. Hoje, também é possível jogar o game no Nintendo Switch.

Todas as críticas quanto aos gráficos, trilha sonora, ambientação e jogabilidade são positivas, o que levou ao desenvolvimento de uma sequência, Little Nightmares 2, lançada em 2021. Além disso, há uma versão mobile, chamada “Very Little Nightmares”, o que faz podermos considerar o título uma franquia.

No game você controla Six, a personagem principal vestida com uma capa de chuva. Você deve ajudar a garota a escapar de um barco sem ser capturada. Diversas criaturas sombrias aparecem durante o game, podendo causar alguns sustos.

Ainda assim, o jogo é extremamente divertido e pode ser desafiador. Com certeza, vale a pena adicioná-lo na sua lista de games futuros.

Undertale

Undertale é um game de RPG, dentre os maiores sucessos, sempre lembrado quando se fala um jogos indie. Criado por apenas uma pessoa, o estadunidense Toby Fox, o jogo foi lançado para Windows em 2015. Posteriormente, recebeu novas versões e hoje pode ser jogado no PS4, PS Vita, Nintendo Switch e Linux.

O jogo acompanha a história de uma criança humana que caiu  em uma caverna e ultrapassou uma barreira mágica, sendo transportada para um mundo de fantasia. O funcionamento do game é bem simples, sem deixar de ser envolvente. Ademais, o grande destaque vai para a trilha sonora e principalmente para a história, linda e emocionante.

Toda a obra foi feita por Toby, incluindo a composição da aclamada trilha sonora. Além disso, o jogo foi feito no software GameMaker: Studio, plataforma de fácil acesso, onde é difícil criar uma obra de arte, como é Undertale.

Terraria

Terraria é um RPG de ação e aventura, além de funcionar com gráficos 2D, em plataforma e ter elementos “sandbox”. Ele foi produzido pela empresa independente Re-Logic. O jogo está disponível para PC, PS3, PS Vita, PS4, Android, iOS, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Wii U, Nintendo 3DS, Nintendo Switch. A data inicial de lançamento do game foi maio de 2011, sendo outro dentre os mais antigos da lista.

O jogo tem algumas semelhanças com outros títulos populares, como Metroid, The Legend of Zelda e Minecraft e pode ser resumido, de certa forma, em uma mistura destes games. Terraria é extremamente divertido, tem uma excelente trilha sonora e envolve o jogador em jogatinas de longas horas.

No ano de 2020, o game recebeu a sua ultima atualização de conteúdo, a chamada “Journey’s End”, em tradução, “Fim da jornada” concluía toda a história desenvolvida e contada ao longo de 9 anos.

Tanto para concluir sozinho quanto para jogar com os amigos, Terraria é uma excelente opção de entretenimento.

Hollow Knight

Desenvolvido e publicado pela empresa independente Team Cherry, Hollow Knight é outro excelente título, adorado pelos jogadores. O jogo foi lançado em fevereiro de 2017 e hoje pode ser jogado no Nintendo Switch, PS4, Xbox One e PC.

Trata-se de um jogo de aventura em plataforma, que também pode ser classificado como um “metroidvania”. O enredo do game acompanha um cavaleiro sem nome que explora um reino desconhecido. O universo está em ruínas, habitado por criaturas tenebrosas. O protagonista deve juntar forças para derrotar um Deus antigo, que causou todos os problemas.

Similar a outro game que listamos, Ori and the Blind Forest, o game tem um visual simples e extremamente agradável, além de uma jogabilidade envolvente, trilha sonora compatível e história emocionante. Vale a pena conferir Hollow Knight.

Outlast

Para fechar a nossa lista, um game com funcionamento totalmente diferente dos anteriores. Outlast é um jogo de terror, em primeira pessoa, desenvolvido e publicado pela Red Barrels, uma empresa de pequena expressão e com poucos colaboradores. Ainda assim, é possível que você encontre o nome da companhia em outros grandes títulos, como Prince of Persia e Assassin’s Creed. Ainda assim a empresa pode ser considerada indie, ainda mais ao desenvolver um jogo por completo.

Outlast foi lançado em 2013. Hoje, é possível jogar o game no PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

O enredo acompanha a história de Miles Upshur, um repórter investigativo que se aventura em um hospital psiquiátrico que tem boatos macabros a seu respeito. O game é um clássico de terror e irá proporcionar suspense, emoção e grandes sustos. O sucesso de Outlast foi considerável, o suficiente para uma sequência ser lançada. Outlast 2 chegou ao mercado em 2017, e também teve seu feedback positivo de forma geral.

Encerramos assim a nossa lista com alguns dos principais jogos independentes, que são essenciais para você conhecer. O crescimento constante da indústria de jogos também pode ser verificado quando pensamos que pessoas sozinhas, ou em um número muito pequeno, criam games de grande sucesso. Há muito empenho e carinho nos projetos de jogos independentes.

Em conclusão, fique sempre ligado no TudoGames para mais artigos, notícias e publicações gerais no universo gamer.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos